fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Interessado na novíssima Triumph Tiger Sport 800

Redação Por Redação
8 Novembro, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Alguns comentários

O nuno assumiu algo que é comum a muitas outras pessoas que gostam de motos: não é um utilizador muito intensivo da moto e não há nada de mal nisso. É apenas uma opção pessoal, mas vamos tentar ajudar para que faça uma utilização mais intensiva da moto, seja a acompanhar os seus amigos, seja a solo ou mesmo em duo.

A sua Street Triple é uma pura naked, focada no essencial e sem grandes floreados, com uma condução radical e capaz de gerar grandes sorrisos cada vez que a conduz, a que não é alheio o motor de três cilindros. Porém, como refere, a sua vertente prática é mais limitada e isso nota-se numa qualquer deslocação mais longa, quando necessitar de transportar alguma bagagem ou passageiro.

Dito de outra forma, é uma moto mais egoísta, que dá prioridade às sensações e convida a uma utilização mais desportiva e atrevida. Numa palavra, é uma moto mais hedonista.

Começando pela nova BMW R 1300 GS, esta constitui-se como uma verdadeira caixinha de surpresas e molda-se perfeitamente aos nossos gostos, sendo que o seu tamanho e peso acabam por parecer muito menores do que na realidade são e parte da responsabilidade está no motor boxer. Não é de admirar que se tenha deixado encantar por ela, pelo seu motor e evoluídas suspensões.

A sua aquisição pode ser uma opção interessante, mas não deixa de ser uma maxi-trail e em que o preço de aquisição, mesmo de uma unidade usada, vai facilmente para além dos 20.000€, mas é o tipo de moto que dificilmente o vai desiludir e já o encantou quando teve oportunidade de a experimentar.

Quanto à Honda NT 1100 é uma abordagem diferente, mais touring, talhada para as grandes viagens e com níveis de conforto muito elevados e uma resposta do motor que não o vai desiludir. A possibilidade de optar pelo sistema DCT, ainda que fazendo subir um pouco o preço e o peso, vão permitir uma condução bastante mais relaxada e descontraída.

De referir ainda que no modelo de 2025 existe uma versão com DCT e suspensão eletrónica, preço a partir de 16.700€, mais despesas, que pode ser ainda mais interessante se a sua opção for nesse sentido. Já o peso em ordem de marcha não inferior a 250 kg pode intimidar um bocado, mas é questão de hábito.

Quanto à novidade Tiger Sport 800 que ainda não tivemos oportunidade de testar promete muito, a avaliar pelas caraterísticas, sendo que no site do importador já são conhecidas as suas principais especificações.

Especial destaque para o motor de três cilindros com 798 cc, capaz de debitar 115 cv às 10750 rpm e um binário máximo de 83 Nm às 8500 rpm. São valores francamente interessantes numa moto em que o peso anunciado em ordem de marcha é de apenas 214 kg, ou seja, um verdadeiro peso pluma face às duas outras motos que despertaram a sua curiosidade e digna sucessora da Tiger Sport 660.

De acordo com a informação disponível, a sua chegada ao mercado nacional está prevista apenas para o final do primeiro trimestre de 2025 e o preço de venda é a partir de 11995€, mais despesas. Dito de outra forma, se for esta a sua opção, mesmo adquirindo um exemplar com uma dotação mais elevada de equipamento, o preço final ficará abaixo dos 15.000€, mas mesmo encomendando já, dificilmente terá a moto antes de março de 2025.

Prevê-se que seja uma moto muito ágil, com um motor forte, sobretudo nos médios e altos regimes, já com uma razoável proteção aerodinâmica e conforto, além das mordomias tecnológicas que a sua ainda não tem, caso do quick-shifter bidirecional e da conetividade.

Sugerimos apenas mais uma moto para alargar o seu leque de escolhas: a Yamaha Tracer 9 GT ou GT+. Equipada também com um tricilíndrico (CP3). É uma moto cheia de caráter e que pode ser sua no caso da GT por preços a partir dos 14895€ e na GT+, com uma dotação de equipamento superior, por 16.900€, em ambos os casos mais despesas.

Dada a sua baixa estatura, se for a possível eleita, deve contatar a Yamaha para saber da possibilidade de aquisição de um kit de rebaixamento. De referir que nas versões mais equipadas vem com faróis LED Matrix, suspensões semi-ativas ou a opção de mudanças automáticas e manuais (sistema Y-AMT).

Notas finais

É bom ter este dilema em mãos, sabendo de antemão que há pelo menos três motos que o podem satisfazer, ainda que de formas distintas.

A nossa sugestão, caso esteja disponível para esperar, como parece ser o caso, é que aguarde algum tempo. Visite uma concessão da Triumph, tente obter mais informações nomeadamente sobre os prazos de entrega e eventual retoma da sua, caso não decida ficar com ela.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: BMW R1300 GSdestaqueHonda NT1100Que moto escolherTiger Sport 800Tracer 9 GT

RELACIONADOS

Ricardo Ferreira, 1965 – 2025, DEP – atualização
Crónicas

Ricardo Ferreira, 1965 – 2025, DEP – atualização

Perdemos um colega de profissão e um amigo Estas notícias terríveis caem sempre como uma bomba, mas mais quando...

Por Paulo Araújo
12 Dezembro, 2025
Crónica: Querem ir à EICMA? Inscrevam-se primeiro no ginásio!
Artigos

Crónica: Querem ir à EICMA? Inscrevam-se primeiro no ginásio!

Crónica: Querem ir à EICMA? Inscrevam-se primeiro no ginásio!Não faço parte dos que passam o tempo a dizer mal...

Por Fernando Neto
7 Novembro, 2025
Crónica – O jogo
Crónicas

Crónica – O jogo

Crónica - O jogo: O jornalismo especializado dedicado ao mundo motorizado encontra muitas vezes o pináculo da sua existência...

Por Redação
7 Novembro, 2025
Lançamento do Documentário “Moto 100% Elétrica”
Competição

Lançamento do Documentário “Moto 100% Elétrica”

Pela primeira vez na história do motociclismo, uma moto totalmente elétrica entra em competição no Campeonato do Mundo de...

Por Redação
28 Junho, 2025
Próximo Post
SCHUBERTH E2 tem novas decorações ATLAS

SCHUBERTH E2 tem novas decorações ATLAS



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt