Alguns comentários
O nuno assumiu algo que é comum a muitas outras pessoas que gostam de motos: não é um utilizador muito intensivo da moto e não há nada de mal nisso. É apenas uma opção pessoal, mas vamos tentar ajudar para que faça uma utilização mais intensiva da moto, seja a acompanhar os seus amigos, seja a solo ou mesmo em duo.
A sua Street Triple é uma pura naked, focada no essencial e sem grandes floreados, com uma condução radical e capaz de gerar grandes sorrisos cada vez que a conduz, a que não é alheio o motor de três cilindros. Porém, como refere, a sua vertente prática é mais limitada e isso nota-se numa qualquer deslocação mais longa, quando necessitar de transportar alguma bagagem ou passageiro.
Dito de outra forma, é uma moto mais egoísta, que dá prioridade às sensações e convida a uma utilização mais desportiva e atrevida. Numa palavra, é uma moto mais hedonista.
Começando pela nova BMW R 1300 GS, esta constitui-se como uma verdadeira caixinha de surpresas e molda-se perfeitamente aos nossos gostos, sendo que o seu tamanho e peso acabam por parecer muito menores do que na realidade são e parte da responsabilidade está no motor boxer. Não é de admirar que se tenha deixado encantar por ela, pelo seu motor e evoluídas suspensões.
A sua aquisição pode ser uma opção interessante, mas não deixa de ser uma maxi-trail e em que o preço de aquisição, mesmo de uma unidade usada, vai facilmente para além dos 20.000€, mas é o tipo de moto que dificilmente o vai desiludir e já o encantou quando teve oportunidade de a experimentar.
Quanto à Honda NT 1100 é uma abordagem diferente, mais touring, talhada para as grandes viagens e com níveis de conforto muito elevados e uma resposta do motor que não o vai desiludir. A possibilidade de optar pelo sistema DCT, ainda que fazendo subir um pouco o preço e o peso, vão permitir uma condução bastante mais relaxada e descontraída.
De referir ainda que no modelo de 2025 existe uma versão com DCT e suspensão eletrónica, preço a partir de 16.700€, mais despesas, que pode ser ainda mais interessante se a sua opção for nesse sentido. Já o peso em ordem de marcha não inferior a 250 kg pode intimidar um bocado, mas é questão de hábito.
Quanto à novidade Tiger Sport 800 que ainda não tivemos oportunidade de testar promete muito, a avaliar pelas caraterísticas, sendo que no site do importador já são conhecidas as suas principais especificações.
Especial destaque para o motor de três cilindros com 798 cc, capaz de debitar 115 cv às 10750 rpm e um binário máximo de 83 Nm às 8500 rpm. São valores francamente interessantes numa moto em que o peso anunciado em ordem de marcha é de apenas 214 kg, ou seja, um verdadeiro peso pluma face às duas outras motos que despertaram a sua curiosidade e digna sucessora da Tiger Sport 660.
De acordo com a informação disponível, a sua chegada ao mercado nacional está prevista apenas para o final do primeiro trimestre de 2025 e o preço de venda é a partir de 11995€, mais despesas. Dito de outra forma, se for esta a sua opção, mesmo adquirindo um exemplar com uma dotação mais elevada de equipamento, o preço final ficará abaixo dos 15.000€, mas mesmo encomendando já, dificilmente terá a moto antes de março de 2025.
Prevê-se que seja uma moto muito ágil, com um motor forte, sobretudo nos médios e altos regimes, já com uma razoável proteção aerodinâmica e conforto, além das mordomias tecnológicas que a sua ainda não tem, caso do quick-shifter bidirecional e da conetividade.
Sugerimos apenas mais uma moto para alargar o seu leque de escolhas: a Yamaha Tracer 9 GT ou GT+. Equipada também com um tricilíndrico (CP3). É uma moto cheia de caráter e que pode ser sua no caso da GT por preços a partir dos 14895€ e na GT+, com uma dotação de equipamento superior, por 16.900€, em ambos os casos mais despesas.
Dada a sua baixa estatura, se for a possível eleita, deve contatar a Yamaha para saber da possibilidade de aquisição de um kit de rebaixamento. De referir que nas versões mais equipadas vem com faróis LED Matrix, suspensões semi-ativas ou a opção de mudanças automáticas e manuais (sistema Y-AMT).
Notas finais
É bom ter este dilema em mãos, sabendo de antemão que há pelo menos três motos que o podem satisfazer, ainda que de formas distintas.
A nossa sugestão, caso esteja disponível para esperar, como parece ser o caso, é que aguarde algum tempo. Visite uma concessão da Triumph, tente obter mais informações nomeadamente sobre os prazos de entrega e eventual retoma da sua, caso não decida ficar com ela.