Alguns comentários
O Rodrigo já fez uma parte importante do trabalho de casa: conseguiu restringir o seu leque de escolhas a apenas três motos, sendo que todas elas são fascinantes, cada uma à sua maneira, mas têm um aspeto em comum: uma estética inspirada, todas com motores de dois cilindros cheios de brio e muito binário.
Começando pela BMW R Nine T Scrambler, esta proposta da casa bávara é, tal como refere a marca: “tudo menos convencional: crua, inconformada, única”. Ou seja, uma proposta distinta, pronta para ser personalizada ao seu gosto, tendo um vasto catálogo de acessórios disponível que pode ser uma verdadeira tentação.
O motor é um boxer refrigerado a ar/óleo com 1170 cc e um binário de 116 Nm logo às 6.000 rpm. Outra das suas particularidades é o facto de, entre as motos que refere, ser a única que tem transmissão por veio e cardã. Já o preço “a partir de 16971 €” reforça bem a possibilidade de customização, com os correspondentes custos. De referir ainda que o seu peso em ordem de marcha de 223 kg ajuda a que seja muito manobrável e divertida.
Já a Harley-Davidson Sporster S, tal como a BMW, é uma digna herdeira de um legado nascido em 1957 e que continua a encantar. Como refere a marca: “rápida, impressionantemente ágil e muito divertida de conduzir”. A este facto não é alheio o motor Revolution Max 1250T, com os seus 1252 cc, refrigerados por líquido e um binário de 125 Nm às 6.000 rpm.
O preço apresentado, para modelos de 2024, como sendo a partir de 18.300€ mostra que há muito por personalizar, talvez começando até pela possibilidade de colocar o selim e poisa-pés para o passageiro, caso não pretenda andar sempre a solo. O seu peso de cerca de 228 kg ajuda a que seja ágil e rápida em todas as situações. A transmissão secundária é por correia.
Finalmente a Indian FTR é também ela uma moto verdadeiramente cheia de raça e história, sendo que a primeira dificuldade, para muitos, pode ser a versão: vai da FTR base, uma Sport a uma versão Rally, Carbon (100% ou não) até chegar à Super Hooligan. A posição de condução com pousa-pés bem colocados por baixo e guiador colocado à altura da cintura fazem parte dos seus encantos.
Em todas temos o motor de 1203 cc, refrigerado a líquido, com um binário de 120 Nm às 6.000 rpm. No caso específico da versão Rally tem um ar nitidamente mais scrambler e que dá vontade de levar até por maus caminhos. Tem um peso anunciado de 234 kg em ordem de marcha e é a única com transmissão final por corrente. Preços a partir de 14.500€, para modelos de 2023.
Qual escolher?
Chegamos agora à parte mais delicada. Aquela em que vai ter de ser tomada a decisão e fazer a transferência do dinheiro para dar cumprimento a um sonho. Aqui vale bem a pena ver as condições de crédito oferecidas por cada uma e, se for caso disso, ponderar até a compra de um modelo de 2023 e, desse modo, poder poupar algum dinheiro, talvez para começar o processo de personalização.
Já agora, caso ainda não o tenha feito, sugerimos a leitura da sua Revista MOTOS deste mês de julho, o número 100. Testamos a BMW R Nine T e contamos a história de um passeio que organizámos com cinco convidados aos comandos… de Indian FTR! Só faltou mesmo a Harley-Davidson Sporster S para fazermos o seu pleno nesta revista!
É forçoso testar todas elas para ver por si aquela com que mais se identifica. Apesar de terem muitas semelhanças entre si, são três motos muito equilibradas no que oferecem, mas também muito distintas.
Só mesmo depois de um test ride (ou vários) será mais fácil escolher, mas sempre com uma certeza: qualquer que seja a escolha vai adquirir uma moto muito especial, capaz de lhe proporcionar momentos únicos de satisfação e fazer com que regresse a Portugal com ainda mais vontade!
Ainda mais uma curiosidade: as três marcas já são todas centenárias!!!