As crónicas “Que moto Comprar” chegam agora à vigésima quarta edição. Com a vossa ajuda vamos continuar com esta rúbrica, mas não se acanham de apresentar os vossos pedidos de ajuda, o mais detalhados possível.
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DCT ou não DCT? Eis a questão.
“Olá, chamo-me Carlos e vou deixar as motos mais desportivas, as famosas R ou mesmo RR.
Diverti-me imenso durante vários anos, fiz alguns track-days, mas o meu corpo já pede uma moto menos agressiva e egoísta, que dê para viajar a dois com conforto e segurança.
Não sou fã de motos trail, mas máquinas como um perfil mais touring sim e foi nessa lógica que fui testar a Honda NT 1100 e é mesmo à minha medida.
O problema é que fui à Honda para testar com caixa manual e naquele momento só tinham com DCT. Nunca me tinha passado pela cabeça comprar uma moto sem caixa manual, mas confesso que vim de lá dividido. O sistema funciona mesmo bem, é confortável e muito rápido, sobretudo no modo mais desportivo. Bem melhor do que estava à espera!
Também já conduzi a versão com caixa manual e agora estou dividido sobre qual das duas escolher. São cerca de 1.000 Euros de diferença e a versão com DCT pesa mais uns 10 quilos, mas será que valem a diferença? A minha mulher diz que sim e que com DCT ela, enquanto passageira, nem sente nada, ao contrário do que ocorre com a caixa manual…
O meu orçamento limite é a rondar os 15.000€ e talvez não dê para uma nova com DCT, mas de serviço ou com uns meses dá certamente e já ando a investigar, mas a dúvida persiste.
Compro com DCT ou sem DCT?”