As nossas sugestões
O Nilton é a prova viva de que nunca é tarde para seguir os nossos sonhos e, no caso concreto das motos, de recuperar o tempo perdido. O facto de ter uma mulher que também gosta da possibilidade de andarem de motos juntos é ainda um estímulo adicional.
Na descrição que nos apresenta, além do orçamento, do tipo de utilização que pretende dar à moto ou das motos que mais o seduzem, revela um detalhe importante: as suas caraterísticas físicas, bem com o facto de estar “afastado” do mundo das motos há muito tempo.
O facto de ser relativamente leve e baixo não é um obstáculo para passear de moto, até porque, cada vez mais, as motos se adaptam a diferentes estaturas, chegando já a existir sistemas eletrónicos de regulação de suspensões ou opções mais tradicionais, como assentos mais ou menos baixos.
Quanto à questão da longa ausência do mundo das duas rodas, ultrapassa-se com a prática e o facto de ter obtido a Licença de Condução A há pouco tempo significa que ainda tem os princípios e técnicas bem presentes. Assim, é de avançar com a compra logo que possível e a primavera e os dias mais longos e solarengos, ótimos para viagens maiores, estão mesmo a chegar.
Tendo presentes as suas sugestões, vamos fazer uma divisão em três grupos, tendo por base a cilindrada.
A Honda CB 500X, que vai passar a chamar-se NX 500, enquadra-se perfeitamente naquilo que procura. É muito fácil de conduzir, não é demasiado alta, com selim a 830 mm do solo. O próprio peso em ordem de marcha de 199 kg faz com que seja fácil de manobrar e nada intimidante.
O bicilíndrico em linha de 471 cc debita 48 cv às 8.600 rpm e um binário de 43 Nm às 6.500 rpm. Ou seja, valores suficientes para garantir diversão em segurança e capazes de deslocar condutor, passageiro e bagagem sem grandes dificuldades. A aquisição de um exemplar novo, mesmo com alguns extras para poder viajar, cabe perfeitamente no seu orçamento.
A Honda CMX 500 Rebel tem por base a mesma mecânica e as diferenças nesse quesito são mínimas, menos três cv, mas são motos bastante diferentes, sendo a primeira mais do tipo crossover e a Rebel mais do tipo Custom, quase a pedir para ser personalizada.
É ainda mais leve, cerca de 190 kg e baixa, com uma altura do selim de apenas 690 mm. Porém, para viagens mais longas, pode ser uma escolha mais delicada, até porque o selim do passageiro é bastante exíguo e mesmo a colocação de bagagem tem algumas limitações, tal como a proteção aerodinâmica de origem. Também cabe perfeitamente no seu orçamento.
A NC 750X fica no meio. Costuma dizer o povo na sua sabedoria popular “é lá que está a virtude”. O seu bicilíndrico de 745 cc oferece 59 cv às 6.750 rpm e um binário de 69 Nm às 4.750 rpm. São valores bastante mais interessantes para viajar, os níveis de conforto são muito elevados e os consumos muito reduzidos.
A altura do selim ao solo continua a ser contida, 800 mm, e apenas o peso mais elevado, cerca de 214 kg, lhe retira alguma versatilidade, mas é uma opção incontornável, que cabe no seu orçamento. Tem o bónus de poder optar pela solução DCT (Dual Clutch Transmission). Esta funciona como uma embraiagem automática e torna a condução ainda mais descontraída, embora signifique mais cerca de 10 kg e um acréscimo no preço de quase 1.000€.
Por fim, a CMX 1100 Rebel é uma versão “revista e aumentada” da pequena 500. O seu motor de dois cilindros paralelos de 1084 cc, com uma potência de 87 cv às 7.000 rpm e, sobretudo, o seu binário de 98 Nm logo às 4.750 rpm fazem dela uma companheira fantástica. Porém, talvez não seja a mais adequada para longas viagens e acaba por “sofrer” um pouco com as limitações da sua irmã mais pequena para viajar.
Por outro lado, um exemplar novo já excede o seu orçamento, mas dá para adquirir um recente e em excelente estado. Convém também ter presente o seu peso, 223 kg e o facto de ter um depósito relativamente pequeno, capacidade de 13,6 litros, o que pode ser mais limitativo em viagens maiores. Caso seja esta a escolhida, será certamente o motor que mais sorrisos no rosto lhe vai trazer, mesmo que com custos superiores.
Pensando “fora da caixa” do seu leque de escolhas, a nova CFMoto 700MT, que acaba de ser apresentada, pode ser uma excelente opção e conjugar vários dos aspetos que valorizam no vosso leque de escolhas e vem substituir a 650MT com mais tecnologia e um motor mais cheio. Além disso, ainda sobra dinheiro para extras e equipamento para o casal.
Antes de decidir, devem conversar, desejavelmente fazer vários test-rides juntos, mas é provável que, pelo menos nesta fase, a opção mais interessante dentro do vosso leque de escolhas, acabe por ser mesmo a NC 750X.
Vamos ser claros, as opções na categoria de 500 cc são interessantes, mas sobretudo como motos de iniciação ou para quem tem Carta com a Categoria A2. Para viagens mais longas uns cv extra e mais binário são muito importantes, além de representarem mais segurança.
Passado algum tempo, caso sintam necessidade de subir de categoria, então existe um universo de motos muito interessantes, caso da CMX 1100 ou, porque não, a NT 1100 que usa o mesmo motor e tem configurações perfeitas para viajar, logo de origem, mesmo que com um preço mais elevado e um peso superior.
Independentemente da vossa escolha, qualquer uma destas motos vai trazer-vos grandes momentos de alegria, convívio e cumplicidade. Testar antes de comprar será a forma de fazer uma escolhe que concilie emoção com razão.