fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Equivocado na escolha…

Equivocado na escolha… vou ter de trocar!

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
28 Junho, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Alguns comentários

Este nosso leitor, que não se quis identificar, teve a coragem de admitir algo que acontece a muitos de nós, mas temos dificuldade em assumir: confundimo-nos nas nossas escolhas e essa confusão pode trazer-nos custos, sobretudo se quisermos emendar o erro.

Não há nada de errado com as scooters 125 cc. Muito pelo contrário, são elas a porta de entrada para muitos motociclistas e verdadeiras “mulas de trabalho”, nomeadamente para as entregas de comida e afins.

Com a denominada “Lei das 125 cc” o mercado de duas rodas explodiu no bom sentido e a PCX 125 continua, ano após ano, a ser um fenómeno de vendas e já foi apresentada nestas crónicas várias vezes.

Outra lição que podemos tirar desta crónica é que temos de estar conscientes das nossas limitações, nomeadamente das impostas pela idade, mas a nossa energia e vontade pode ser maior do que estamos à espera e ainda bem! Para complementar, importa lembrar que só vivemos uma vez!!!

As scooters de 125, sejam ou não de um formato mais GT, acabam por mostrar as suas limitações é quando saímos dos meios mais urbanos e citadinos e partimos para vias rápidas ou mesmo autoestrada. É aí que percebemos que os cv se tornam escassos, sobretudo se for para transportar bastante lastro, mais ainda com carga e eventual passageiro.

Caso haja condições económicas um “upgrade” para uma 300/350 cc faz muito sentido, até porque a PCX tem um valor comercial bastante elevado, ajudando a diluir o valor extra a pagar, o que não invalida que se tivesse partido logo para uma 300/350 iria certamente poupar algum dinheiro na compra, mas todos erramos.

A Honda PCX 125 pesa apenas 130 kg em ordem de marcha, debita 12,5 cv às 8.750 rpm e 11.8 Nm às 6.500 rpm. O seu depósito comporta cerca de oito litros e tem um apetite de passarinho, a rondar os dois litros por cada 100 km. Sobre as suas limitações para viagens maiores já as conhece, pelo que não há muito mais a dizer. Veja agora o valor que lhe apresentam na retoma e se não lhe agradar pode sempre fazer a venda a particular ou procurar noutras concessões.

A Forza 350, verdadeira GT com genes desportivos, que talvez faça mais sentido que a mais irreverente ADV ou a scooter de “rodas altas” SH 350i, pesa em ordem de marcha cerca de 184 kg, debita 29 cv às 7.500 rpm e tem um binário de 31,5 nm às 5.250 rpm. Ou seja, valores bem diferentes da PCX, tudo com mais conforto, espaço e capacidade de carga. Além disso, tem um depósito que alberga quase 12 litros e os consumos na ordem dos 3 litros por cada 100 km continuam a ser muito bons e continua, para já, isenta de IUC.

E as alternativas?

Caso a eleita seja a Forza 350 pode ter a certeza que não vai ficar desiludido, excetuando talvez com o facto de ter de entregar a sua PCX e mais alguns milhares de euros, mas fica com um moto completamente diferente em conforto, espaço, performance e até segurança.

Porém, não se pense que a concorrência, nomeadamente oriental, tem andando a dormir. No momento presente as escolhas são várias, caso da Zontes 350, que tem neste modelo uma oferta muito tentadora e por um preço ainda mais acessível, cerca de 5200€, a que acrescem as respetivas despesas. Especial destaque para o seu motor de 349 cc que debita cerca de 36 cv às 7.500 rpm e um binário de 38 Nm às 6.000 rpm. Pesa cerca de 195 kg.

Outra hipótese pode ser a Yamaha XMax 300. O seu motor de 292 cc debita cerca de 27,5 cv às 7.250 rpm e um binário de 29 Nm às 5.750 rpm. É um pouco mais ágil que a Forza 350 e pesa cerca de 183 kg. O seu preço de venda ao público também fica próximo do da Forza 350, cerca de 6495€, mais as respetivas despesas.

Também a Kymco Downtown 350 se constitui como uma possível eleita. Senhora de um aspeto mais irreverente, uma excelente dotação de equipamento e equipada com um motor de 321 cc, com 27,8 cv às 7.500 rpm e um binário de 30 Nm às 5.750 rpm, só peso um pouco mais elevado, 198 kg, pode ser um entrave. O preço de venda recomendado também ajuda, 5995€, mais as respetivas despesas. Tem em vigor uma aliciante campanha de 0% de juros.

Ou seja, já tem aqui três possíveis opções, caso não avance com a sua primeira escolha.

Esperemos que a sua nova montada lhe traga muitas alegrias e que o seu exemplo possa servir para outros motociclistas.

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: CrónicasdestaqueQue moto escolherScooters

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Airoh Spark 2

Airoh Spark 2



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt