Alguns comentários
Este nosso leitor, que não se quis identificar, teve a coragem de admitir algo que acontece a muitos de nós, mas temos dificuldade em assumir: confundimo-nos nas nossas escolhas e essa confusão pode trazer-nos custos, sobretudo se quisermos emendar o erro.
Não há nada de errado com as scooters 125 cc. Muito pelo contrário, são elas a porta de entrada para muitos motociclistas e verdadeiras “mulas de trabalho”, nomeadamente para as entregas de comida e afins.
Com a denominada “Lei das 125 cc” o mercado de duas rodas explodiu no bom sentido e a PCX 125 continua, ano após ano, a ser um fenómeno de vendas e já foi apresentada nestas crónicas várias vezes.
Outra lição que podemos tirar desta crónica é que temos de estar conscientes das nossas limitações, nomeadamente das impostas pela idade, mas a nossa energia e vontade pode ser maior do que estamos à espera e ainda bem! Para complementar, importa lembrar que só vivemos uma vez!!!
As scooters de 125, sejam ou não de um formato mais GT, acabam por mostrar as suas limitações é quando saímos dos meios mais urbanos e citadinos e partimos para vias rápidas ou mesmo autoestrada. É aí que percebemos que os cv se tornam escassos, sobretudo se for para transportar bastante lastro, mais ainda com carga e eventual passageiro.
Caso haja condições económicas um “upgrade” para uma 300/350 cc faz muito sentido, até porque a PCX tem um valor comercial bastante elevado, ajudando a diluir o valor extra a pagar, o que não invalida que se tivesse partido logo para uma 300/350 iria certamente poupar algum dinheiro na compra, mas todos erramos.
A Honda PCX 125 pesa apenas 130 kg em ordem de marcha, debita 12,5 cv às 8.750 rpm e 11.8 Nm às 6.500 rpm. O seu depósito comporta cerca de oito litros e tem um apetite de passarinho, a rondar os dois litros por cada 100 km. Sobre as suas limitações para viagens maiores já as conhece, pelo que não há muito mais a dizer. Veja agora o valor que lhe apresentam na retoma e se não lhe agradar pode sempre fazer a venda a particular ou procurar noutras concessões.
A Forza 350, verdadeira GT com genes desportivos, que talvez faça mais sentido que a mais irreverente ADV ou a scooter de “rodas altas” SH 350i, pesa em ordem de marcha cerca de 184 kg, debita 29 cv às 7.500 rpm e tem um binário de 31,5 nm às 5.250 rpm. Ou seja, valores bem diferentes da PCX, tudo com mais conforto, espaço e capacidade de carga. Além disso, tem um depósito que alberga quase 12 litros e os consumos na ordem dos 3 litros por cada 100 km continuam a ser muito bons e continua, para já, isenta de IUC.
E as alternativas?
Caso a eleita seja a Forza 350 pode ter a certeza que não vai ficar desiludido, excetuando talvez com o facto de ter de entregar a sua PCX e mais alguns milhares de euros, mas fica com um moto completamente diferente em conforto, espaço, performance e até segurança.
Porém, não se pense que a concorrência, nomeadamente oriental, tem andando a dormir. No momento presente as escolhas são várias, caso da Zontes 350, que tem neste modelo uma oferta muito tentadora e por um preço ainda mais acessível, cerca de 5200€, a que acrescem as respetivas despesas. Especial destaque para o seu motor de 349 cc que debita cerca de 36 cv às 7.500 rpm e um binário de 38 Nm às 6.000 rpm. Pesa cerca de 195 kg.
Outra hipótese pode ser a Yamaha XMax 300. O seu motor de 292 cc debita cerca de 27,5 cv às 7.250 rpm e um binário de 29 Nm às 5.750 rpm. É um pouco mais ágil que a Forza 350 e pesa cerca de 183 kg. O seu preço de venda ao público também fica próximo do da Forza 350, cerca de 6495€, mais as respetivas despesas.
Também a Kymco Downtown 350 se constitui como uma possível eleita. Senhora de um aspeto mais irreverente, uma excelente dotação de equipamento e equipada com um motor de 321 cc, com 27,8 cv às 7.500 rpm e um binário de 30 Nm às 5.750 rpm, só peso um pouco mais elevado, 198 kg, pode ser um entrave. O preço de venda recomendado também ajuda, 5995€, mais as respetivas despesas. Tem em vigor uma aliciante campanha de 0% de juros.
Ou seja, já tem aqui três possíveis opções, caso não avance com a sua primeira escolha.
Esperemos que a sua nova montada lhe traga muitas alegrias e que o seu exemplo possa servir para outros motociclistas.