Alguns comentários
Todos nós que andamos de moto, não interessa se há pouco tempo ou há muitas décadas, tivemos uma primeira moto. Para os menos jovens, na maioria dos casos, talvez tenha sido uma 50 cc, mas na atualidade a legislação mudou bastante, abrindo muito leque de potenciais condutores de motociclos, mas com regras específicas.
Por exemplo, hoje há a possibilidade de condução de 125 cm3 tendo apenas Carta de Condução categoria B e o condutor/a idade igual ou superior a 25 anos, além de que a potência máxima não deve ultrapassar os 11 kW (abaixo dos 15 cv).
Esta alteração legislativa, resultante da adoção de uma diretiva comunitária trouxe ao mundo das duas rodas novos motociclistas e ainda bem, sendo que muitos deles acabam depois por vir a subir de cilindrada.
Em termos práticos, assiste-se a um verdadeiro boom na oferta de motos até 125 cc e todo os estilos e perfis: scooter, utilitárias, desportivas, cruiser e também de aspeto mais aventureiro, vulgo trail, exatamente na lógica das duas que menciona.
Começando pela UM DSR Adventure TT, é um excelente exemplo de uma moto de 125 com um perfil aventureiro, suspensões de longo curso, rodas raiadas e uma posição de condução descontraída e direita, que permite facilmente conduzir de pé, algo que pode ser muito útil em pequenas saídas do asfalto e até em viagens. Está disponível nas cores branco, preto e verde.
O seu preço é a partir de 3590€ mais despesas na versão base, mas existem ainda mais três versões: a Grand Tourer com top case e malas laterais (3950€), a Tourer (só com malas laterais) por 3850€ e a versão Urban (só com topcase) por 3750€.
O motor é um monocilíndrico a quatro tempos de 125 cc, refrigeração líquida, capaz de debitar 14,7 cv às 10000 rpm e caixa de seis velocidades. Tem travões de disco nas duas rodas, sendo equipado à frente com pneu de 21 polegadas e atrás de 17. O peso do conjunto em ordem de marcha é de 136 kg e a altura do banco é de 815 mm. Tem um depósito de gasolina com capacidade para 11,2 l o que lhe garante uma autonomia para muitas centenas de km’s.
Quanto à Macbor Montana XR1 é também uma moto trail, com perfil de aventura, igualmente com suspensões de longo curso (a dianteira é invertida), rodas de raios e a convidar-nos para podermos sair do alcatrão, se quisermos. Existe nas cores preto, amarelo, branco e vermelho.
Tem, de acordo com o site da marca, até 30 de setembro, uma promoção em que por 3999€, mais despesas, em que está incluído um kit de 3 malas de série, crash bars, proteção do cárter e descanso central. Ou seja, a possibilidade de vir completamente equipada, perfeita para qualquer que seja o seu tipo de utilização.
Também aqui o motor é um monocilíndrico a quatro tempos de 124,2 cc, refrigeração líquida, capaz de debitar cerca de 13 cv às 9500 rpm e caixa de seis velocidades. Tem travões de disco nas duas rodas, sendo equipado à frente e atrás com rodas de 17 polegadas. O peso do conjunto em ordem de marcha ronda os 160 kg e altura do banco é de 780 mm. Tem um depósito de gasolina com capacidade para 14 l o que lhe garante uma autonomia para mais de 500 km’s.
Esta comparação estática, com os dados fornecidos pelas marcas, mostra que são bastante similares, mas também diferentes em matérias como o peso final, o valor da potência declarada, o equipamento de série, a dimensão das rodas utilizadas…
Ou seja, terá mesmo de experimentar as duas para ver com a qual se identifica mais, qual tem a resposta do motor mais do seu agrado, a posição de condução mais ao seu jeito, se a diferença no peso é para si relevante, os custos de utilização de uma e da outra, o conforto para poder viajar a solo ou com passageiro…
Considerando um valor limite de 4000€, para uma moto nova, deixamos ainda mais três sugestões esperando que não lhe compliquem a decisão, mas antes alarguem os seus horizontes de escolha:
A SWM ATX 125 é uma possível alternativa às duas anteriores. Equipada com monocilíndrico a quatro tempos, tem nesta versão ATX um bónus adicional de suporte de bagagem traseiro (rack) e malas laterais por um preço de 3290€ mais despesas. O seu peso em ordem de marcha é de 149 kg e tem um depósito com capacidade para 15 litros.
A Malaguti Dune 125 ABS, tem também um visual impactante, bem na linha das suas rivais. Está equipada também com um monocilíndrico a quatro tempos, um preço de venda a partir de 3699€, mais despesas e está disponível na cor branca e cinza, sendo que o seu peso em ordem de marcha é de 140 kg.
Por último, referência à SYM NH-T 125, marca mais conhecida pelas suas scooters. Mais uma moto que conjuga um perfil aventureiro e touring de forma bastante harmoniosa. O seu motor segue a linha de todos os anteriores: quatro tempos e refrigeração líquida, sendo que o seu preço a partir de 3299€ pode ser um argumento a seu favor. O peso em ordem de marcha é de 150 kg.
Notas finais
Tem aqui as suas duas primeiras opções e também três possíveis alternativas. Entre a UM DSR e Macbor Montana será sempre uma escolha em que gosto pessoal pesa muito, sendo que a primeira tem um perfil mais off-road, a que não é alheia a roda de 21 polegadas à frente e um peso inferior. Já a segunda tem um rodas de 17 polegadas e um peso superior, talvez mais talhada para longas viagens, incluindo um depósito de maior capacidade.
Experimente as duas motos, veja com a qual se sente mais à vontade e, se possível, encontre também algum tempo para testar mais estas três opções que lhe apresentamos e tome a decisão de forma ponderada.
Não esqueça também o equipamento adequado para andar com a sua nova moto e pode logo, aquando da compra, tentar conseguir algum desconto ou apoio por parte da empresa que lhe vende a sua nova companheira de aventuras.
Boa sorte na escolha, seja ela qual for. Se o desejar, partilhe depois com todos nós qual foi a moto escolhida.