Alguns comentários
Quando o Filipe nos contatou, no início de março, ele próprio assumiu que estava um bocado “perdido na escolha” e não é para menos! Afinal de contas, na atualidade há tanta moto boa que a decisão se torna ainda mais complexa.
O facto de testar uma ou várias motos numa só ocasião é sempre uma mais-valia e a ida a Avis, verdadeira Meca dos Aventureiros em solo nacional, reforça isso mesmo. Além de todos os encantos que a região tem para oferecer, ter diferentes motos num só local para test-ride e ainda poder trocar impressões com outras pessoas torna o processo de escolha mais interessante e permite abrir os horizontes antes de gastar o nosso dinheiro, sobretudo quando custa muito a ganhar.
Quanto à Norden propriamente dita, é uma aventureira especial, com uma estética bem conseguida e reais capacidades de sair fora do asfalto, embora a versão Explorer consiga ir um pouco mais longe, nomeadamente por causa das suspensões mais evoluídas.
Mesmo que nos digam que os motores atuais são testados em banco ou que as tolerâncias atuais ao nível dos materiais sejam ínfimas, é sempre fundamental respeitar o período de rodagem em que todos os componentes da moto (motor, travões, suspensões…) passam por um processo de “acamamento”, antes de revelarem todas as suas potencialidades.
Relativamente aos extras escolhidos, é sempre uma matéria muito pessoal, tendo presente os nossos interesses e gostos. Para alguns poderá ser essencial um escape, para outros proteções de motor e ainda outros não abdicam de um topcase, um vidro mais alto ou umas malas laterais. Não há nada de errado nisso e poder adicionar alguns mimos à nossa moto é a forma de a tornar mais próxima dos nossos gostos pessoais.
Resta desejar ao Filipe as maiores felicidades com a sua nova moto sabendo que, certamente, com ela nunca vai perder o Norte! Mesmo que seja numa utilização mais asfáltica, há tanto por descobrir e nem sequer é preciso sair de Portugal, mas quando apetecer sair do asfalto vai perceber que a Norden estará perfeitamente à altura do desafio.