Alguns comentários
O Ruben tem “o sangue na guelra”, a típica fogosidade dos seus 16/17 anos e procura uma moto de perfil mais desportivo, sem grandes concessões em termos de conforto e capaz de lhe dar grandes doses de adrenalina. Convém ainda ter presente que numa utilização diária, tipo “casa-escola-casa” o conforto pode não ser o melhor e se transportar passageiro/a, ainda será pior…
O mercado das 125 conhece em Portugal uma evolução significativa e há motos para todos os gostos, sendo que as desportivas de raiz, com boas performances, ótimos sistemas de travagem, carenagens completas, equipamentos pneumáticos sobredimensionados, muita tecnologia e imagem de motos maiores acabam por, na maior parte dos casos, custar mais que o valor definido como o teto que lhe impuseram.
Começando pela Suzuki GSX-R 125A é uma boa opção, com genes de moto de corridas. O seu preço, sem as habituais despesas de documentação e afins é a partir de 4.999€, o que a aproxima da sua barreira limite. As performances estão perfeitamente equilibradas com as suas rivais e tem a vantagem de pesar apenas 134 kg, embora o consumo declarado seja superior, por exemplo ao da Yamaha: 2,4 litros aos 100.
A Yamaha R 125, é uma verdadeira réplica de uma moto de competição, mas o seu preço a partir de 5.650€ não ajuda nada! Debita exatamente 15 cv às 10.000 rpm, tem um binário de 11,5 Nm às 8.000 rpm. O seu peso em ordem de marcha é de 144 kg e tem um consumo homologado de 2,1 litros por cada 100 km. Pode sempre tentar encontrar um exemplar de 2023, talvez até novo e assim não ir além do orçamento que lhe impuseram.
Quanto à Kawasaki Ninja 125, é herdeira de uma longa família de motos desportivas, as célebres Ninja, e o seu perfil não engana. Já o preço a partir de 5790€ (não consideramos a versão performance que já entra na casa dos 6000€) pode ser mais difícil de digerir. Tem valores de potência e binário similares às suas concorrentes, um peso de 149 kg e consumos também muito baixos.
E as alternativas?
Neste segmento o mercado oferece muitas outras opções. Apresentamos duas europeias e duas chinesas para reforçar que a sua escolha não será fácil.
A Aprilia RS 125 (esqueçamos a versão Replica) custa a partir de 5699€, mais despesas, e é também uma autêntica réplica de uma moto de competição e basta olhar para a moto para perceber isso. Na performance não difere muito da concorrência, pesa 144 kg e tem um depósito de excelente capacidade, capaz de albergar 14,5 litros, o que lhe garante uma excelente autonomia.
Outra hipótese, também europeia, pode ser a KTM RC 125. Aos seus comandos vai sentir-se um verdadeiro piloto “Ready to Race”, mas o seu preço a partir de 6308€ pode ser o seu maior entrave à possível compra. Não difere, em termos de performance da restante oferta e o seu peso de 147 kg, mais gasolina, também não incentiva a que seja esta a eleita.
Nas propostas orientais sugerimos a QJMotor SRK 125 que está agora a chegar ao mercado e pode ainda não estar disponível para entrega, mas nada como informar-se previamente. De destacar em particular o seu “preço canhão”, a partir de 3890€ e uma extensa garantia de seis anos. Em termos de performance está dentro do habitual face à concorrência, tal como o peso em ordem de marcha de 148 kg.
Por fim, sugerimos a Mitt Sport 125GP. Tal como o nome indica, tem uma pura estética de moto de grande prémio, com carenagens completas. Distingue-se das demais por debitar 14 cv (ligeiramente abaixo do limite dos 15 cv) ou por ter duplo travão de disco à frente. Também de destacar o seu excelente preço, a partir de 3990€ e de ter uma versão especial, a Limited Carbon.
Pedimos desculpa ao Ruben se ainda conseguimos tornar mais complexa a sua escolha. De um leque inicial de três escolhas agora passaram a ser sete!
Terá que, obrigatoriamente reduzir o seu leque de escolhas e ver as eventuais ofertas e campanhas que possam surgir, até para modelos de 2023 que tenham ficado em stock. Lembre-se ainda que é comum haver marcas que fazem campanhas de verão com oferta da documentação ou do seguro e até mesmo de equipamento, caso de um capacete.
Por mencionar o equipamento, logo que possível compre também, além do que já referiu, umas calças e umas botas adequadas para andar de moto. Apostar na sua segurança e conforto nunca é demais e deve fazer tudo ao seu alcance para se proteger e mostrar também que é digno da confiança que os seus pais lhe depositaram e, já agora, também dos seus avós…