fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? 125 desportiva, para iniciação

Procura por 125 de perfil desportivo

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
5 Julho, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Alguns comentários

O Ruben tem “o sangue na guelra”, a típica fogosidade dos seus 16/17 anos e procura uma moto de perfil mais desportivo, sem grandes concessões em termos de conforto e capaz de lhe dar grandes doses de adrenalina. Convém ainda ter presente que numa utilização diária, tipo “casa-escola-casa” o conforto pode não ser o melhor e se transportar passageiro/a, ainda será pior…

O mercado das 125 conhece em Portugal uma evolução significativa e há motos para todos os gostos, sendo que as desportivas de raiz, com boas performances, ótimos sistemas de travagem, carenagens completas, equipamentos pneumáticos sobredimensionados, muita tecnologia e imagem de motos maiores acabam por, na maior parte dos casos, custar mais que o valor definido como o teto que lhe impuseram.

Começando pela Suzuki GSX-R 125A é uma boa opção, com genes de moto de corridas. O seu preço, sem as habituais despesas de documentação e afins é a partir de 4.999€, o que a aproxima da sua barreira limite. As performances estão perfeitamente equilibradas com as suas rivais e tem a vantagem de pesar apenas 134 kg, embora o consumo declarado seja superior, por exemplo ao da Yamaha: 2,4 litros aos 100.

A Yamaha R 125, é uma verdadeira réplica de uma moto de competição, mas o seu preço a partir de 5.650€ não ajuda nada! Debita exatamente 15 cv às 10.000 rpm, tem um binário de 11,5 Nm às 8.000 rpm. O seu peso em ordem de marcha é de 144 kg e tem um consumo homologado de 2,1 litros por cada 100 km. Pode sempre tentar encontrar um exemplar de 2023, talvez até novo e assim não ir além do orçamento que lhe impuseram.

Quanto à Kawasaki Ninja 125, é herdeira de uma longa família de motos desportivas, as célebres Ninja, e o seu perfil não engana. Já o preço a partir de 5790€ (não consideramos a versão performance que já entra na casa dos 6000€) pode ser mais difícil de digerir. Tem valores de potência e binário similares às suas concorrentes, um peso de 149 kg e consumos também muito baixos.

E as alternativas?

Neste segmento o mercado oferece muitas outras opções. Apresentamos duas europeias e duas chinesas para reforçar que a sua escolha não será fácil.

A Aprilia RS 125 (esqueçamos a versão Replica) custa a partir de 5699€, mais despesas, e é também uma autêntica réplica de uma moto de competição e basta olhar para a moto para perceber isso. Na performance não difere muito da concorrência, pesa 144 kg e tem um depósito de excelente capacidade, capaz de albergar 14,5 litros, o que lhe garante uma excelente autonomia.

Outra hipótese, também europeia, pode ser a KTM RC 125. Aos seus comandos vai sentir-se um verdadeiro piloto “Ready to Race”, mas o seu preço a partir de 6308€ pode ser o seu maior entrave à possível compra. Não difere, em termos de performance da restante oferta e o seu peso de 147 kg, mais gasolina, também não incentiva a que seja esta a eleita.

Nas propostas orientais sugerimos a QJMotor SRK 125 que está agora a chegar ao mercado e pode ainda não estar disponível para entrega, mas nada como informar-se previamente. De destacar em particular o seu “preço canhão”, a partir de 3890€ e uma extensa garantia de seis anos. Em termos de performance está dentro do habitual face à concorrência, tal como o peso em ordem de marcha de 148 kg.

Por fim, sugerimos a Mitt Sport 125GP. Tal como o nome indica, tem uma pura estética de moto de grande prémio, com carenagens completas. Distingue-se das demais por debitar 14 cv (ligeiramente abaixo do limite dos 15 cv) ou por ter duplo travão de disco à frente. Também de destacar o seu excelente preço, a partir de 3990€ e de ter uma versão especial, a Limited Carbon.

Pedimos desculpa ao Ruben se ainda conseguimos tornar mais complexa a sua escolha. De um leque inicial de três escolhas agora passaram a ser sete!

Terá que, obrigatoriamente reduzir o seu leque de escolhas e ver as eventuais ofertas e campanhas que possam surgir, até para modelos de 2023 que tenham ficado em stock. Lembre-se ainda que é comum haver marcas que fazem campanhas de verão com oferta da documentação ou do seguro e até mesmo de equipamento, caso de um capacete.

Por mencionar o equipamento, logo que possível compre também, além do que já referiu, umas calças e umas botas adequadas para andar de moto. Apostar na sua segurança e conforto nunca é demais e deve fazer tudo ao seu alcance para se proteger e mostrar também que é digno da confiança que os seus pais lhe depositaram e, já agora, também dos seus avós…

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: 125 ccdesportivasdestaqueQue moto escolher

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Super Enduro segue a Aveiras de Baixo para segunda jornada

Super Enduro segue a Aveiras de Baixo para segunda jornada



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt