Notas finais
Se chegou até aqui, é porque se trata de uma matéria que lhe interessa e diz respeito. Talvez até já tenha sido vítima de uma situação das descritas anteriormente. Já aconteceu comigo, não vale a pena negar, e foi mesmo por negligência ou facilitismo.
Não interessa qual o sistema ou sistemas que tem na sua moto(s), se já teve ou vai ter problemas relativos a estes sistemas, mas prometa-nos uma coisa:
Depois desta leitura, quando tiver um pouco de tempo livre, faça um pequeno favor a si mesmo e à sua moto ou motos, caso tenha o privilégio de ter mais do que uma. Verifique com detalhe todos os sistemas de descanso! Se as suas competências forem reduzidas, peça ajuda a um amigo ou o apoio especializado de uma oficina. Certamente que vão ter todo o gosto em ajudar numa matéria que é essencial e tantas vezes esquecida.
Sistemas degradados, molas com pouca força, parafusos com binário de aperto inadequado, folga excessiva… são apenas alguns dos exemplos de situações mais comuns. Podem ter consequências nefastas até a conduzir, como um descanso acabar por roçar no asfalto ao curvar, com o inerente risco de queda.