O descanso central
Como o próprio nome indica, esta solução fica no centro da moto e não na lateral esquerda. É bastante mais pesado, mais caro e complexo de colocar/retirar, mas tem inegáveis vantagens, suficientes para que em muitas motos justifique até colocar como extra ou adquirir posteriormente. Já agora, se tiver alguma apetência para a mecânica e ferramenta adequada, incluindo uma chave dinamométrica, pode até fazer a montagem. Caso contrário, entregue a quem saiba!
É uma excelente opção para a manutenção da roda traseira (lubrificar corrente, ver estado de conservação do pneu, trocar pastilhas…), para carregar/descarregar bagagem e mesmo para deixar a moto em repouso.
Aliás, dando o exemplo na primeira pessoa, uso mais o lateral para pequenas paragens e o central quando quero mesmo que a moto fique mais tempo imobilizada, por exemplo na garagem.
Ao contrário do lateral, que não necessita de uma técnica concreta, aqui não é tão simples, sobretudo para pessoas mais leves… e motos mais pesadas!
Existem basicamente três soluções:
- Os novos avanços tecnológicos que permitem regular eletronicamente as suspensões, baixando-as e simplificando o procedimento. É caso de alguns modelos Ducati ou os sistemas em que o acionamento do descanso é efetuado por um pequeno motor elétrico, como em algumas BMW;
- A técnica da força, em que usamos uma mistura de força mais ou menos bruta com o balancear do nosso próprio corpo para colocar ou retirar o descanso central. Pode não ser a técnica mais elegante ou perfeita, mas funciona, sobretudo se quem a pratica tiver um físico que ajude;
- A força da técnica, que tendencialmente vamos apurando, e que nos faz perceber que usando o nosso próprio peso e a inércia da moto e acaba por ser menos complicado do que parece, mas a física está sempre lá.
Ainda sobre o descanso central, a colocação da moto no mesmo é feita pela lateral. Já o processo inverso fica ao critério de cada um. Faço o procedimento pela lateral esquerda, mas há quem opte por se colocar em cima da moto e dar um impulso para a frente, que depois acaba por a libertar do descanso. Pessoalmente não faço, mas são escolhas.