fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Descanso da moto: Quando foi a última vez que inspecionou o seu?

Peça importante

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
30 Junho, 2023
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O descanso central

Como o próprio nome indica, esta solução fica no centro da moto e não na lateral esquerda. É bastante mais pesado, mais caro e complexo de colocar/retirar, mas tem inegáveis vantagens, suficientes para que em muitas motos justifique até colocar como extra ou adquirir posteriormente. Já agora, se tiver alguma apetência para a mecânica e ferramenta adequada, incluindo uma chave dinamométrica, pode até fazer a montagem. Caso contrário, entregue a quem saiba!

É uma excelente opção para a manutenção da roda traseira (lubrificar corrente, ver estado de conservação do pneu, trocar pastilhas…), para carregar/descarregar bagagem e mesmo para deixar a moto em repouso.

Aliás, dando o exemplo na primeira pessoa, uso mais o lateral para pequenas paragens e o central quando quero mesmo que a moto fique mais tempo imobilizada, por exemplo na garagem.

Ao contrário do lateral, que não necessita de uma técnica concreta, aqui não é tão simples, sobretudo para pessoas mais leves… e motos mais pesadas!

Existem basicamente três soluções:

  1. Os novos avanços tecnológicos que permitem regular eletronicamente as suspensões, baixando-as e simplificando o procedimento. É caso de alguns modelos Ducati ou os sistemas em que o acionamento do descanso é efetuado por um pequeno motor elétrico, como em algumas BMW;
  2. A técnica da força, em que usamos uma mistura de força mais ou menos bruta com o balancear do nosso próprio corpo para colocar ou retirar o descanso central. Pode não ser a técnica mais elegante ou perfeita, mas funciona, sobretudo se quem a pratica tiver um físico que ajude;
  3. A força da técnica, que tendencialmente vamos apurando, e que nos faz perceber que usando o nosso próprio peso e a inércia da moto e acaba por ser menos complicado do que parece, mas a física está sempre lá.

Ainda sobre o descanso central, a colocação da moto no mesmo é feita pela lateral. Já o processo inverso fica ao critério de cada um. Faço o procedimento pela lateral esquerda, mas há quem opte por se colocar em cima da moto e dar um impulso para a frente, que depois acaba por a libertar do descanso. Pessoalmente não faço, mas são escolhas.

Página 3 de 5
Anterior12345Próximo
Tags: descansodestaquemecânica

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Álvaro Bautista testa Desmosedici GP

Álvaro Bautista testa Desmosedici GP



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt