fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Descanso da moto: Quando foi a última vez que inspecionou o seu?

Peça importante

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
30 Junho, 2023
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O descanso lateral

É, provavelmente, a solução mais comum e popular e quase todas as motos a têm. Além disso, é relativamente leve, pouco onerosa e bastante fiável, desde que tomadas algumas medidas na sua utilização e conservação. Aliás, a maior parte das falhas ocorre exatamente por esses motivos.

Não verificamos regularmente o seu estado de conservação do mesmo e casos como a fadiga do metal, um parafuso que está largo ou se parte, uma mola que há muito tempo devia ter sido trocada são suficientes para que o indesejado aconteça.

Além disso, é comum não sermos cuidadosos, nós e os outros, a ver onde estacionamos, se o piso é compacto, qual a direção da roda dianteira ou se há inclinação que possa causar o risco de a moto se mover e acabar por cair.

Veja também alargador da base de descanso modelos Honda

Mais grave ainda, no caso das scooters que não têm travão de parque, ou outro sistema que evite uma deslocação por uma rabanada de vento, um pequeno encosto de outro veículo ou mesmo de uma pessoa. Já agora, nas motos com caixa manual, deixar a moto engatada é uma importante medida de segurança adicional.

De qualquer modo o uso do descanso lateral… é um descanso e só não é ainda mais porque facilitamos. Para algumas situações bastava adicionar um alargador da base do descanso para evitar que este se enterre e a moto caia ou ter mais cuidado a colocar a moto a trabalhar de pedal de arranque/kick, quando a mesma não tem botão. Assim, já era possível prolongar a vida do sistema.

Já agora, o sistema que provoca o corte de ignição quando inserimos uma mudança com a moto engatada e o descanso acionado está lá para nos proteger. Desativar o sistema não é uma medida muito inteligente e, se o fizerem por vossa conta e risco, ao menos que seja de forma reversível para, em caso de venda da moto, poder reverter facilmente o processo.

Página 2 de 5
Anterior123...5Próximo
Tags: descansodestaquemecânica

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Álvaro Bautista testa Desmosedici GP

Álvaro Bautista testa Desmosedici GP



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt