Depois de uma qualificação bem-sucedida no sábado, o dia de corrida de domingo trouxe uma sorte mista para a Equipa HRC, mas uma demonstração de ritmo líder de corrida da nova CR ELECTRIC PROTO. Esta foi a primeira participação da Honda numa corrida oficial com uma moto elétrica.
Nos treinos da manhã, Trey Canard seguiu o seu ritmo de sábado e foi o segundo mais rápido com a moto eléctrica #41, que fez a sua estreia na competição mundial este fim de semana.
Depois veio a primeira corrida de sempre para o novo protótipo da Honda, sob a forma de JMX Rd.8 Heat 1. A corrida de abertura foi tranquila, com Canard a arrancar forte, a estabelecer um ritmo e a cruzar a linha de meta em segundo lugar a bordo da CR ELECTRIC PROTO. À medida que a aprendizagem, o desenvolvimento e, em última análise, o ritmo continuaram a melhorar ao longo do fim de semana, Canard ficou a apenas 0,7s da volta mais rápida e estava a mostrar-se rápido.
Na segunda corrida, Canard voltou a arrancar bem e parecia estar pronto para continuar a construir o ímpeto do fim de semana, mas uma colisão prematura com o rival da primeira corrida, Jay Wilson, acabou por excluí-lo da corrida.
De volta para a terceira manga, Canard aproveitou ao máximo o binário elétrico instantâneo da Honda e voltou a arrancar bem, assumindo a liderança à saída da primeira curva. De facto, Canard fez dois dos três holeshots na CR ELECTRIC PROTO.
Veja também Mário Patrão aposta em competir com moto 100% elétrica
Mais detalhes da prova
Começando a aumentar a vantagem sobre o seu rival do fim de semana, o #27 de Wilson, teria sido o culminar perfeito do fim de semana de aprendizagem e trabalho na CR ELECTRIC PROTO para conquistar a primeira vitória da máquina no seu primeiro fim de semana de competição, mas infelizmente, com a pista a ficar cada vez mais esburacada, Canard caiu a 12 minutos e meio dos 15 minutos de corrida.
No entanto, com a oportunidade proporcionada pelas corridas para aprender, desenvolver e testar o protótipo no calor da batalha pela primeira vez, foi uma estreia bem-sucedida e encorajadora para a CR ELECTRIC PROTO – um fim de semana que forneceu dados valiosos para o desenvolvimento contínuo da iniciativa de motocross totalmente elétrica da Honda.
Trey Canard, CR ELECTRIC PROTO n.º 41
Este fim de semana foi definitivamente um grande desafio para mim, mas foi uma excelente corrida para o nosso desenvolvimento. Cada vez que estive em pista melhorámos a moto e a equipa CR ELECTRIC PROTO adaptou-se ao desafio.
Tivemos alguns momentos de brilhantismo como equipa, sendo a partida um deles, com dois dos três holeshots. Houve também algumas secções da pista que foram muito impressionantes e isso deixa-me entusiasmado com o futuro desta moto.
Estou desapontado por não ter terminado todas as motos depois de todo o trabalho árduo que a equipa fez, mas penso que mostrámos que o potencial da moto é bastante elevado, especialmente para a nossa primeira tentativa de corrida. Estou grato por fazer parte deste esforço e estou muito orgulhoso de cada uma das pessoas que trabalharam tão arduamente.
Taichi Honda, Diretor de Equipa da Team HRC
Antes de mais, gostaria de agradecer à equipa de desenvolvimento e a todos os envolvidos por prepararem a CR ELECTRIC PROTO para estar pronta para a competição em tão pouco tempo.
Também gostaria de agradecer ao Trey Canard por ter mostrado o seu potencial, apesar de só ter efectuado alguns testes.
Hoje tivemos três mangas pela primeira vez e vamos aproveitar o que aprendemos em cada corrida para o desenvolvimento contínuo do projeto CR ELECTRIC.