A permanente oscilação do preço dos combustíveis veio para ficar. Na próxima semana tudo aponta para uma descida muito ténue na gasolina. Atualmente os preços são liberalizados e cada marca ou distribuidor tem autonomia para decidir os preços finais que cobra.
Para o preço final, há que ter sempre em conta uma série de fatores além dos custos internacionais da matéria-prima: a cotação do Dólar face ao Euro, a carga fiscal (ISP, IVA, Taxa de Carbono…) a incorporação de biocombustíveis, os custos logísticos, as margens dos comercializadores… Por regra, a maior parte dos postos atualiza os preços para a semana a partir da meia-noite de segunda-feira, mantendo-os sem alteração durante a semana inteira, mas existem casos pontuais de alterações ao longo da semana ou atualizações apenas na terça-feira.
Na próxima semana a previsão aponta para que a partir das 00:00 do dia 13, tendo presente as informações disponíveis, os preços dos combustíveis em Portugal vão sofrer nova descida, mas sem a dimensão da semana passada.
No caso da gasolina simples (95 octanas), o preço médio por litro deverá ficar em 1,67€, já que a descida prevista é de apenas 1 cêntimo por litro.
Relativamente ao gasóleo simples o preço irá conhecer uma descida mais relevante. As previsões apontam para uma queda de até 4 cêntimos, ficando o preço médio por litro em 1,53€.
Preço dos combustíveis: não culpem o mensageiro pelas más notícias
A semana passada não foi muito amiga no que ao preço dos combustíveis diz respeito, mas a semana que...