Na semana passada as alterações nos preços dos combustíveis foram de pouca monta. Na próxima semana prevê-se que seja similar, partindo sempre do pressuposto que a taxa de carbono não se modifica, apesar das recomendações de Bruxelas no sentido contrário.
Assim, e tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço de ambos os combustíveis vai ficar quase igual, o que acaba por ser melhor que um novo agravamento.
De destacar que no sentido da utilização das novas tecnologias para a redução do consumo de combustíveis fósseis a Kawasaki já anunciou a chegada a Portugal dos seus novos modelos híbridos: Z 7 HEV e a Ninja 7 HEV.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,70 euros, considerando que o preço não sofre qualquer alteração.
Quanto ao gasóleo simples, tudo aponta para uma possível redução, mas insignificante: cerca de um cêntimo por litro. Se assim for, significa um preço médio de 1,60 euros por litro.
Neste cenário o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis passa a ser de dez cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: dezembro começa sem alterações de relevo