A semana passada não foi muito amiga no que ao preço dos combustíveis diz respeito, mas a semana que aí vem consegue, ao que tudo indica, ser pior, mas não deve ser impeditivo, por exemplo, para seguir um dos nossos Roteiros pelos Distrito de Faro, Beja ou Évora.
Tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a partir de segunda-feira, ambos os combustíveis vão subir, em particular o gasóleo, reforçando a tendência altista de 2025 para a gasolina e gasóleo.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,78 euros, considerando que o agravamento no preço nunca será inferior a 3 cêntimos. Num depósito de uma moto que comporte 25 litros são pelo menos mais 75 cêntimos.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que seja ainda maior a subida. A confirmar-se esta previsão, o preço médio será de 1,70 euros por litro. Um aumento que será de, pelo menos, cinco cêntimos.
Neste cenário o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis deverá ser ligeiramente menor, rondando os oito cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: mais ou menos tudo na mesma