Estamos mesmo a chegar ao fim do ano de 2024 e tudo aponta para que, no que ao preço dos combustíveis diz respeito, não venham a ocorrer alterações relevantes face aos valores da semana de Natal.
Contudo, a partir de 1 de janeiro, o Governo já anunciou que vai avançar com a redução do desconto do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), faltando agora saber se isso vai ou não causar agravamento no preço final a pagar pelos consumidores.
Assim, e tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a partir de segunda-feira, dia 30 de novembro, o preço de ambos os combustíveis vai ficar praticamente inalterado.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,73 euros, considerando que não venha a ocorrer qualquer alteração.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que possa haver um decréscimo ínfimo pelo que o mais provável é manter-se como está, sendo o preço médio de 1,63 euros por litro.
Neste cenário o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis mantém-se nos 10 cêntimos por litro.
Comparando com o período análogo, no final de 2023, o preço médio da gasolina de 95 octanas era de 1,65€ e o do gasóleo 1,60€. Ou seja, a gasolina está agora mais cara oito cêntimos e o gasóleo mais três.
Veja também Preço dos combustíveis: presente de Natal indesejado