Continua o sobe e desce no que ao preço dos combustíveis diz respeito. Nesta semana a tendência foi altista e para a próxima a evolução pode ser diferente, consoante o combustível.
De acordo com as mais recentes previsões, na semana de 13 a 19, no caso da gasolina simples (95 octanas), o preço médio por litro deverá ficar em 1,68 euros, considerando um aumento de até um cêntimo por litro. Relativamente ao gasóleo simples o preço irá conhecer uma descida de dois cêntimos por litro, ficando o preço médio por litro em 1,53 euros. O GPL poderá ter ainda maior descida, até três cêntimos.
Assim, inverte-se parcialmente a tendência de subida dos preços dos combustíveis da semana passada, com desagravamento dos preços no diesel e GPL. Quanto ao diferencial médio entre a gasolina e o gasóleo passa a ser maior, na ordem dos 15 cêntimos.
Tal como tínhamos mencionado a possibilidade, ocorreu mesmo a revisão do ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos). Na prática, o imposto agravou o preço final da gasolina em 0,9 cêntimos e o gasóleo em 1,9 cêntimos, pela via fiscal. Ou seja, se não fosse a revisão do imposto, para a semana a gasolina iria ficar sensivelmente ao mesmo preço de agora e a descida do gasóleo seria mais acentuada.
Preço dos combustíveis: não culpem o mensageiro pelas más notícias
A semana passada não foi muito amiga no que ao preço dos combustíveis diz respeito, mas a semana que...