Quando chegamos ao outono o preço dos combustíveis apresenta comportamentos distintos, mas ainda é demasiado precoce afirmar se pode ser uma inversão da tendência, até porque continua a guerra na Ucrânia, fator de forte instabilidade para os mercados.
Na passada semana ambos os combustíveis conheceram novo aumento dos preços, sendo que no caso do gasóleo o agravamento foi muito significativo. Já nesta semana tudo aponta para que os combustíveis possam vir a ter comportamentos opostos.
Deste modo, tendo por base as nossas previsões para a semana de 25 de setembro a 1 de outubro e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), é de esperar que a gasolina venha a subir de preço e o gasóleo a descer.
Veja também preço dos combustíveis semana de 18 a 24 de setembro
A gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,88 euros, considerando que venha a ocorrer um agravamento de um cêntimo.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que possa haver uma descida de dois cêntimos. Caso se confirme esta previsão, o preço médio por litro será de 1,79 euros.
Neste cenário, o fosso no preço médio entre os dois combustíveis volta a alargar-se, sendo agora de nove cêntimos por litro.