Há duas semanas assistimos a um forte agravamento do preço dos combustíveis. Na semana passada e na que agora vai começar as duas descidas seguidas acabam por anular esse aumento. Uma boa razão para ir andar de moto, talvez até concretizar um ou mais dos nossos Roteiros pelos Distrito de Faro, Beja, Évora, Portalegre ou Setúbal.
Tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a partir de segunda-feira, ambos os combustíveis vão descer, com maior destaque para o gasóleo.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,76 euros, considerando que a descida de preço não deve exceder um cêntimo.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que a descida seja mais acentuada, tal como ocorreu a semana passada. A confirmar-se esta previsão, o preço médio será de 1,64 euros por litro. Uma redução de três cêntimos.
Neste cenário o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis volta a crescer, sendo agora de 12 cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: não culpem o mensageiro pelas más notícias