O ano de 2025 já começou e no que ao preço dos combustíveis diz respeito, informamos que a Prenda do Dia de Reis será envenenada.
Apesar de dia 1 de janeiro ter entrado em vigor uma nova taxa de carbono, que desceu para 67,395 euros/tonelada de CO2, face aos 81 euros anteriormente em vigor, as taxas de Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) foram agravadas para 481,26 euros por mil litros de gasolina e de 337,21 euros no caso do gasóleo, o facto é que estas alterações acabaram por não ter efeitos práticos no preço final, mas para a próxima semana não há motivos para festejar.
Assim, e tendo por base as nossas previsões e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a partir de segunda-feira, Dia de Reis, o preço de ambos os combustíveis vai agravar-se bastante.
Relativamente ao valor final da gasolina simples (95 octanas), tudo aponta para preço um médio por litro a rondar os 1,75 euros, considerando que o agravamento não seja inferior a dois cêntimos.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que possa ocorrer um aumento de preço ainda superior e que pode chegar aos três cêntimos. A confirmar-se, preço médio será de 1,66 euros por litro.
Neste cenário o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis poderá reduzir-se ligeiramente para nove cêntimos por litro.
Veja também Preço dos combustíveis: fim de ano sem grandes alterações