O último dia dos International Six Days Enduro (ISDE) 2024 não correu conforme o esperado para a seleção sénior de Portugal, que terminou no 9º lugar final no Troféu Mundial. A grande especial de Motocross, que marca o encerramento da competição e é realizada com partidas em linha, foi particularmente difícil para os pilotos portugueses. O objetivo era ultrapassar a equipa do Chile, que seguia à frente, mas as condições da pista, agravadas pela chuva incessante, complicaram a performance da equipa lusa. Apesar de terem conseguido superar os chilenos, a equipa composta por Luís Oliveira, Renato Silva, Gonçalo Reis e Bruno Charrua foi ultrapassada pela Finlândia e pela Áustria, terminando na 9ª posição entre as 18 equipas participantes.
A França confirmou a sua supremacia no Troféu Mundial, liderando desde o início da competição, com os Estados Unidos a assegurarem o 2º lugar e a Espanha a completar o pódio. Nos lugares seguintes, ficaram a Austrália, República Checa, Bélgica, Áustria, Finlândia, Portugal e, a fechar o top 10, a Polónia. A prestação dos portugueses, embora abaixo das expectativas para o último dia, garantiu uma posição respeitável na metade superior da tabela.
A equipa júnior de Portugal, composta por Rúben Ferreira, Francisco Leite e Frederico Rocha, conseguiu manter o 7º lugar que ocupava desde o início da competição. Na última especial, Rúben Ferreira destacou-se como o mais rápido entre os portugueses. A Suécia conquistou a vitória no Troféu Júnior, seguida pela França e pelos Estados Unidos, que completaram o pódio.
Ainda serão divulgadas informações sobre o desempenho dos restantes cinco pilotos portugueses que competiram nos ISDE na categoria destinada a clubes, com mais detalhes a serem partilhados em breve. Este ano, a prova decorreu em Silleda, Galiza, e enfrentou desafios climáticos que afetaram a performance de várias equipas.
O próximo encontro está marcado para Bergamo, Itália, de 24 a 29 de agosto de 2025, para a 99ª edição dos International Six Days Enduro.
Mais informações disponíveis em www.fmp.pt.