Fator sempre importante no sucesso de um evento, o clima tem assumido papel de particular relevância nos últimos tempos por força de uma instabilidade climatérica que parece apostada em baralhar todos os planos. Mas o Portugal Lés-a-Lés Classic vai resistir.

Pois bem, as previsões a médio prazo e já bastante fiáveis, deixam antever dias solarengos e com temperaturas na casa dos 20º para o período de 8 a 11 de maio, altura em que vai para a estrada o 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic.
Antevisão animadora que fez aumentar o número de inscritos nos últimos dias para marcar presença na edição inaugural da nova aventura mototurística organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal.
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Estreia que está a gerar uma onda de entusiasmo entre os adeptos das motos antigas e clássicas, não só pela possibilidade de as fazer regressar à estrada com uma envolvência bem diferente do habitual, como pela oportunidade, em muitos casos realmente única, de poder apreciar ao vivo algumas das mais interessantes coleções nacionais de joias de duas rodas.
Descoberta de autênticas relíquias que proporcionará agradáveis momentos de conversa entre os apaixonados das motos antigas, tanto os que mantêm as suas clássicas sempre prontas a sair da garagem, muitos foram os que decidiram, finalmente, devolver à estrada as máquinas com que se iniciaram, que os levaram em grandes viagens ou ajudaram a descobrir momentos únicos de prazer.
As inscrições para esta jornada épica dedicada às máquinas que fizeram a história do motociclismo terminam no Domingo de Páscoa, para integrar um grupo que será, necessariamente, pequeno.

Afinal um pelotão de verdadeiros pioneiros à imagem dos 100 motociclistas que, em 1999, estiveram em Rio de Onor para o arranque do 1.º Portugal de Lés-a-Lés ou os que, em 2015, saíram do castelo de Bragança para meter as rodas na terra no estreante Off-Road, o início da aventura volta a terras nordestinas para uma iniciativa que tem tudo para ser épica.
Uma passeata destinada a máquinas com mais de 30 anos, ou seja, construídas até 1995, ou que – única exceção no regulamento – perfaçam um total de mais de 100 anos, na soma com a idade do condutor.
Evento moto turístico que arranca no dia 8 de maio, com o ‘check-in’ em Bragança, para, no dia seguinte, rumar a Chaves, na primeira das três etapas. Com quilometragem entre os 150 e 170 km, através de Trás-os-Montes, Minho, Douro Litoral e Beira Alta, os mototuristas viajarão até Vila Nova de Famalicão antes de rumarem a Lamego, onde termina este evento não competitivo.