A Seleção Nacional composta por António Oliveira, António Silva e João Paulo Fragoso terminou na 4ª posição do FIM Enduro Vintage Trophy 2024, que decorreu em Camerino, Itália. A competição, destinada a motos e pilotos veteranos de enduro, contou com a participação de equipas de 16 países. António Oliveira destacou-se ao vencer a sua classe, e Manuel Moura, que competia individualmente, triunfou na classe Open. A vitória por seleções foi mais uma vez para a equipa italiana, seguida de França e República Checa, com Portugal a ficar logo atrás.
A prova arrancou na quinta-feira, após um dia inaugural com verificações técnicas e uma prova de aceleração. No primeiro dia de enduro, os pilotos tiveram de enfrentar 150 km e seis especiais, onde a seleção portuguesa terminou em 5º lugar. António Oliveira, com a sua Honda Mugen 360 de 1979, venceu a sua classe, enquanto António Silva, em KTM GS250 1979, e João Paulo Fragoso, em Honda CR250 1975, também mantiveram a equipa numa boa posição, apesar de uma queda de Fragoso que, felizmente, não comprometeu o desempenho.
No segundo dia, o trio português subiu ao 4º lugar, num percurso mais exigente, mas com as motos a resistirem bem às dificuldades, mesmo a CR250 de 1975 de Fragoso, que apresentou alguns problemas técnicos. O desempenho global da equipa manteve-se sólido, com Portugal a conseguir manter uma posição de destaque entre as 13 seleções participantes.
O último dia, dedicado à tradicional especial de Motocross, quase trouxe um revés para a equipa nacional. António Silva sofreu uma queda logo no início da prova após um toque de outro piloto, o que comprometeu o funcionamento da sua moto. No entanto, António Oliveira conseguiu brilhar ao alcançar o 2º lugar na sua manga, garantindo a vitória na classe B4, para motos até 1979, +250cc, o que foi crucial para manter Portugal na 4ª posição final.
Manuel Moura, a competir individualmente, destacou-se ao vencer a classe Open, com Pedro Mariano, presidente da Comissão de Enduro da FMP, a terminar em 11º lugar na mesma classe. Com uma prestação de grande nível, a equipa nacional encerrou a competição com um resultado positivo, e agora a expectativa volta-se para a edição de 2025, que terá lugar em Kielce, Polónia.
Visite www.fmp.pt para mais informações.