A 46ª edição do Rally Dakar terminou na passada sexta-feira, com a equipa Sébastien Loeb Racing aos comandos do Polaris RZR Pro R Factory a alcançar uma vitória memorável na competição, onde superou as desafiantes 12 etapas e 5.000 quilómetros dos exigentes percursos da Arábia Saudita.
Esta conquista assinala a sétima vitória da Polaris no Dakar, sem duvida uma grande marca na história do rali mais exigente do mundo. O RZR Pro R Factory, durante sua estreia no Dakar 2024, demonstrou uma combinação de potência, resistência e habilidade técnica, garantindo assim a vitória na categoria SSV.
O piloto francês Xavier de Soultrait e o co-piloto Martin Bonnet, representes da equipa SLR, dominaram a competição desde o prólogo, conquistando várias etapas, incluindo a nova etapa 48 horas crono. A sua performance excecional atingiu num merecido lugar no pódio, celebrando um ano de sucesso desde o início da parceria entre a Polaris Off Road Vehicles e Sébastien Loeb Racing em 2023.
Alex Scheuerell, Diretor Técnico da Polaris Factory Racing, expressou o seu orgulho pela equipa e pelo desempenho do veiculo : “Esta vitória demonstra o potencial extremo do RZR Pro R Factory e a força da nossa parceria com a SLR. É um momento de orgulho para toda a nossa equipe de engenharia e para os nossos parceiros que tornaram este sonho uma realidade.” Xavier de Soultrait, fez também a sua refelxão sobre a vitória: “É uma sensação incrível ganhar o Dakar com este novo Polaris. Mostrámos que, com uma estratégia inteligente e um veículo excepcional, podemos alcançar o inimaginável”.
Dominique Heintz, Manager da Sébastien Loeb Racing Team, acrescentou: “Esta vitória não é apenas um triunfo para a SLR e a Polaris, mas um marco no desporto motorizado. Estamos emocionados e orgulhosos pelo desempenho da nossa equipa e pelo potencial futuro desta parceria.”
Além de ter sido equipa vencedora, a Polaris teve uma presença significativa no Dakar deste ano, com três equipas da Sébastien Loeb Racing e várias outras equipas a pilotar os modelos Polaris RZR, o que demonstrou a força e versatilidade destes veículos ao longo do rali.
Esta vitória no Dakar 2024 é um reflexo do bom desempenho que a Polaris e a Sébastien Loeb Racing team, tiveram durante o Dakar 2024. A equipa esta agora mais motivada em continuar a elevar os padrões no mundo das corridas off-road.
Confira os resultados gerais da Polaris no Dakar 2024
SÉBASTIEN LOEB RACING
#411 – Xavier de Soultrait e Martin Bonnet – P1
#405 – Florent Vayssade e Nicolas Rey – P10
TH-TRUCKS
#442 – Enrico Gaspari e Facundo Jaton – P12
#436 – Daniel González Reina e Jorge Hernández Calva – P19
#434 – Domingo Román Pardos e Óscar Bravo Garcia – DNF (desistência na Etapa 8)
XTREMEPLUS
#415 – Jorge Wagernfuhr e Humberto Ribeiro – P14
#401 – Shinsuke Umeda e Maurizio Dominella – P20
#410 – Michele Cinotto e Alberto Bertoldi – P25