Na véspera dos treinos e das qualificações do Grande Prémio de Portugal do Campeonato do Mundo de MXGP, alguns dos pilotos ficaram a conhecer as tradições e a gastronomia de Águeda e da região da Bairrada.
No habitual evento de media, que decorreu esta sexta-feira, e que serviu para lançar oficialmente a prova deste fim de semana em Águeda, os pilotos foram igualmente brindados com a fantástica vista da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica.

Neste evento, realizado na Estalagem da Pateira, estiveram presentes pilotos das classes de MXGP e de MX2, entre os quais Ruben Fernández e Ferruccio Zanchi, da Team HRC, Andrea Adamo, Lucas Coenen e Sacha Coenen, da Red Bull KTM Factory Racing, Rick Elzinga e Karlis Reisulis, da Monster Energy Yamaha Factory MX2, Liam Everts, da Nestaan Husqvarna Factory Racing, Kevin Brumann, da MX Handel Racing, Jake Cannon e Francisco Garcia, da Venum Bud Racing Kawasaki, e ainda os portugueses Luís Outeiro e Sandro Lobo, que vão representar as cores portuguesas em MXGP e MX2, respetivamente.
O evento foi marcado pela boa disposição, com os pilotos e as equipas a desfrutarem da vista privilegiada para a lagoa da Pateira de Fermentelos, conhecida como o “Lago Encantado”. A Pateira é um símbolo do compromisso de Águeda com a natureza, a sustentabilidade e qualidade de vida.
Foi com este cenário impressionante que os pilotos tiveram contacto com as tradições de Águeda, tendo assistido a uma atuação do Grupo Folclórico Senhora da Saúde de Fermentelos, que lhes mostrou as músicas e danças da região. E depois de assistirem, os pilotos foram convidados a experimentar a dança tradicional e não se fizeram rogados.
Durante este evento puderam também experimentar algumas das iguarias de Águeda e da região da Bairrada, como os Pastéis de Águeda ou o Leitão da Bairrada, além de vinhos e espumantes.

O evento também ressalva o impacto que o MXGP tem em termos económicos e turísticos para Águeda, para a Bairrada e para a região Centro. Nos últimos anos, em média, têm-se deslocado 25 mil pessoas até ao Crossódromo Internacional de Águeda para assistir a esta prova.
Depois deste momento descontraído e que permitiu uma aproximação à cultura e à gastronomia de Águeda, este sábado os pilotos do MXGP já vão enfrentar a carismática terra vermelha do Crossódromo Internacional de Águeda durante as sessões de treinos e de qualificações, mas também nas primeiras corridas nas categorias de EMX250 e EMX125 do Campeonato Europeu.
Os bilhetes para o MXGP Portugal estão disponíveis para compra online na BOL e também podem ser adquiridos em pontos de venda físicos (Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglés e nos locais habituais).