O Monumento/Memorial a Paulo Gonçalves
Numa parceria que envolveu diversas pessoas e organizações, entre elas a Honda Automóveis, a Honda Motos, a Associação Speedy Forever, o Automóvel Clube de Portugal, a BP, a Câmara Municipal de Esposende ou a União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, foi possível encontrar uma forma de homenagear dignamente o lendário piloto.
A ideia inicial foi de Paulo Maria, artista, fotógrafo e jornalista, especializado em desporto motorizado, que acompanhou a carreira do piloto, tendo tido oportunidade de estar com ele e de o fotografar inúmeras vezes.
Assim, como forma de homenagem, lançou à autarquia de Esposende e à Associação Speedy Forever o desafio de imortalizar Paulo Gonçalves através de um memorial/escultura e a sugestão foi aceite com entusiasmo.
Tomada a decisão, a localização estratégica da mesma, mais precisamente no Souto Citadino, junto à Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte, é uma opção feliz, tal como dar o nome do piloto ao Parque Urbano que vai agora ser inaugurado.
Será uma peça única e singular, numa lógica de realidade aumentada, uma vez que a estátua será sensivelmente o dobro do tamanho da moto e piloto, com um tamanho aproximado de 5 metros e um peso de 8 toneladas.
Construída por meio da soldadura de peças metálicas de motos, obtidas por doações, incluindo de pilotos, o resultado será uma peça imponente, sendo que a construção da mesma esteve a cabo da empresa HJDP, em Constância (mais precisamente na Zona Industrial de Montalvo).
Ou seja, é o fruto da genialidade de Paulo Maria e da equipa liderada por Daniel Pereira da HJDP, com a ajuda de muita gente: pessoas singulares, amigos, empresas, motoclubes, admiradores… que nunca o esqueceram, nem vão esquecer.
Mais detalhes do dia 10 de fevereiro
Tudo se prepara para que seja um grande evento no qual vão marcar presença milhares de motociclistas e não só, vindos de diferentes partes do país, até porque está previsto um passeio de homenagem ao piloto, a partir das 14:30, ainda antes da inauguração do monumento propriamente dito, que ocorrerá pelas 15:30.
O programa da cerimónia, do qual se apresenta o convite, tem, além do passeio já referido, quatro grandes momentos:
- Bênção;
- Descerrar da placa toponímica, com atribuição do nome Parque Paulo Gonçalves;
- Descerrar da escultura/memorial;
- Intervenções.
Fica o convite para marcarem presença nesta grande festa de homenagem a Paulo Gonçalves.