Passeio Indian FTR /Revista MOTOS – Experiência sensorial
O desafio era simples e apanhou, de certa forma, desprevenidos os nossos leitores… terem a oportunidade de fazer um passeio por um percurso criteriosamente escolhido, com todas as despesas pagas e aos comandos das exclusivas Indian Motorcycle FTR. Parecia um sonho e foi, para uma mão cheia de leitores felizardos que viveram este dia com grande intensidade. Um test ride intensivo e muito original.
POR: Domingos Janeiro
FOTOS: Paulo Calisto
Costuma-se dizer que “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”, mas a equipa da Revista MOTOS gosta de surpreender e fazer “o que ainda não foi feito” com arrojo e muita vontade, e em jeito de comemoração antecipada da centésima edição da revista líder nacional no segmento de motociclismo, propusemos a cinco leitores, embarcarem numa exclusiva viagem de um dia pela região de Lisboa e Setúbal, onde teriam a oportunidade de fazer um test ride alargado à rebelde e única Indian FTR. A participação a este evento “mega-exclusivo”, idealizado em conjunto com a não menos exclusiva marca americana Indian Motorcycle foi aberta a todos e quaisquer leitores ou seguidores da Revista MOTOS e da Indian Motorcycle, num passatempo que decorreu nas redes sociais da Revista MOTOS e que logo nas primeiras horas deixou bem claro que iríamos ter um enorme (mas bom…) problema entre mãos para resolver, várias centenas de participantes, para apenas cinco exclusivas vagas. Como “descalçar” esta bota? Foi difícil, não negamos, mas o resultado final, compensou!
Exclusividade e proximidade
São de facto os melhores adjectivos para classificar esta iniciativa. A ideia começou pela vontade de fazer algo de diferenciado com a Indian Motorcycle e mais sentido não poderia fazer: uma marca centenária e a comemoração da edição número 100 da MOTOS. Perfeito. E quem é que fica a ganhar com isso? Pois bem, os leitores, o nosso bem mais precioso, que é, em simultâneo o consumidor final das motos. Foram mais de duas centenas de participações registadas em poucas horas, levando-nos a tomar a decisão de retirar o passatempo do ar, para não causar mais constrangimentos. As perguntas que fazíamos aquando o registo por parte dos participantes, serviram para nos ajudar a fazer uma “filtragem” dos potenciais vencedores. Além disso, e factor decisivo na hora da escolha, foram as frases criativas que cada participante tinha que escrever e que incluísse as palavras Indian e MOTOS. Foi muito prazeroso ler todas as frases e poder constatar que a criatividade corre, sem dúvida alguma, nas veias dos nossos leitores.
A escolha dos vencedores e lista de suplentes, foi criteriosamente conseguida e assim, conseguimos um grupo muito heterogéneo, mas que acabou por ter que ser reajustado momentos antes de partirmos para a estrada. São todas estas “facilidades e contra-tempos” que tornam tudo mais especial!
Um grupo “escolhido a dedo”
A ideia era proporcionar a uma mão cheia de leitores a oportunidade para fazerem um test ride mais prolongado às novas Indian FTR 1200, mas por outro lado, fazê-lo sob a forma de experiência, uma experiência que se mostrasse inesquecível para todos os envolvidos, marca, editora e, claro, os nossos leitores. Da primeira lista de vencedores, alguns não responderam aos nossos contactos, pelo que foram imediatamente substituídos por outros nomes que haviam ficado na nossa lista de suplentes, garantindo assim que as vagas eram totalmente preenchidas e por aqueles que faziam mesmo questão de partilhar connosco e com a Indian este dia tão especial. Outra curiosidade é que tivemos uma grande participação do público feminino, cada vez mais envolvidas “nesta coisa” das motos. Assim, contámos com a presença de duas “meninas” entre os homens, embora de formas diferentes, por um lado contámos com a simpatia e boa disposição da Iza Ambrósio, que devido a não conduzir moto há algum tempo, participou na mesma nesta iniciativa, mas como passageira do seu irmão André Varanda, um amante confesso das duas rodas. Por outro lado, a jovem e enérgica Mafalda Ribeiro, veio com o seu namorado de propósito do Porto para ocupar a vaga que meritoriamente conquistou. O acompanhante da Mafalda, o Abílio Sequeira, acabou por também ele poder conduzir uma exclusiva FTR, devido a uma desistência de última hora. Assim, estava o “pelotão” de FTR quase preenchido! Os restantes dois felizardos foram o Vítor Paiva e o Hélder Barboz, daquelas pessoas que se fosse de propósito, não conseguiríamos escolher tão bem… grandes companheiros de experiência, que tentaram aproveitar ao máximo a oportunidade para testar algo completamente diferente das suas “montadas” do dia a dia, nada menos que as trail BMW GS. Será que vamos ter dois novos FTRistas? Lá rendidos aos encantos das americanas ficaram eles!
O percurso
A volta não foi difícil de escolher, embora tenha também ela sofrido algumas alterações. A ideia foi partir do concessionário Indian Motorcycle Lisboa, onde os anfitriões Paulo e Miguel, responsáveis pelo espaço, com a sua enorme simpatia receberam a caravana de entusiastas, para um pequeno briefing sobre o modelo, a respetiva entrega de chaves e ainda um reconfortante pequeno-almoço, antes de nos fazermos à estrada, direção à margem sul. Saídos da Alta de Lisboa, rumámos à Ponte Vasco da Gama, com direito a fotos e vídeos, saindo depois para Alcochete, tomando a direção de Pegões, com direito a paragem em Canha, para mais um café. Um percurso marcado por enormes retas que serviu para o grupo tomar pulso às novas FTR e começar a “brincar” com os modos e a respetiva gestão eletrónica. A meio do percurso da manhã, a felicidade estava estampada no rosto de cada um dos seis participantes (em cinco motos), que aproveitaram o momento para trocar algumas ideias e opiniões entre eles, enquanto descansavam a tomar o seu merecido café. Seguiu-se a viagem até Setúbal, para o tão aguardado almoço no fantástico restaurante “Taberna Grande” em Setúbal (ao qual recomendados vivamente uma visita) para mais um momento de partilha, união, gratidão e muitas histórias, enquanto o grupo se deliciava com um dos melhores choco frito que já tivemos oportunidade de degustar…
Para a tarde, mais uma surpresa, a Serra da Arrábida! Fomos acompanhados por um dia de sol mas com temperaturas amenas, que se revelou perfeito para um passeio de moto. Perfeito também para nos ajudar nos momentos mais “parados” das fotografias, cujo o objectivo era imortalizar o momento para todos os participantes. Aguardem pelo vídeo para ficarem cheios de inveja (boa…) e assim participarem nas próximas iniciativas da Revista MOTOS. Terminadas as fotos, fizemos então toda a Serra da Arrábida até ao final, em direção à Ponte 25 de Abril, para depois regressarmos ao ponto de partida, a Indian Motorcycle Lisboa, onde pelas 17h00 este mega test ride/passeio viria a terminar.
Um evento que marcou todos os participantes e que nos deixa com vontade de fazer mais iniciativas como esta.
Podem conhecer a gama completa da Indian Motorcycle em www.indianmotorcycle.pt
PODEM CONSULTAR A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA #100, BREVEMENTE NAS BANCAS E NA NOSSA LOJA ONLINE.