fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Operações STOP, sim, mas com bom senso

Porque a segurança é a prioridade

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
22 Junho, 2023
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Um exemplo positivo

Recentemente, num domingo de manhã, fui dar uma volta com um grupo de amigos. Eram cinco motos, de diferentes tamanhos, estilos e feitio. havia o denominador comum de todos partilharem o gosto por passeios matinais, aliados à boa mesa.

Em plena Serra da Arrábida, um dos locais mais emblemáticos da Costa Portuguesa e de beleza ímpar, estava uma operação STOP da Guarda Nacional Republicana (GNR). Era destinada exclusivamente a veículos de duas rodas, além de triciclos e quadriciclos.

Todos os veículos eram controlados e nós não fomos exceção, mas aqui tenho de dar “o braço a torcer” pelo comportamento e atitude desta força de segurança.

Logo para começar, fomos abordados de forma cordial e afável, sendo que a todos foram pedidos os documentos pessoais e dos motociclos, nada havendo a assinalar neste quesito.

Por outro lado, todos os guardas que nos abordaram mostraram ter algum conhecimento do mundo das motos, a ponto de não “implicarem” com a existência de top-case, proteções laterais (vulgo crash-bars), ecrãs mais altos que os originais ou indicadores de mudança de direção (vulgo piscas) de pequena dimensão.

Uma das motos que tinha um escape não original e apenas verificaram que tinha o sistema de redução de ruído instalado (vulgo db-killer) e não levantaram mais questões. Alertaram apenas que se não estivesse instalado seria coima na certa.

Nota ainda de destaque para uma moto em que as luzes de cruzamento (vulgo médios) não estavam a funcionar (devem estar sempre ligadas), tendo apenas ativas as luzes de curva (cornering light). O próprio condutor não se tinha apercebido do facto e, com a ajuda do guarda, tentaram ver se era possível alterar as configurações para que ficassem acesas, mas não foi possível. Ainda assim, não foi autuado, sendo apenas avisado para ir verificar o que se estava a passar, o mais rápido possível.

Em resumo, numa altura em que se discute o mais que provável início das Inspeções Obrigatórias para Motociclos (IPO) e ainda desconhecemos uma série de detalhes sobre a matéria, é de louvar a atitude destes agentes da autoridade.

Só resta dizer, operações STOP como esta, pois que venham mais!

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: destaqueGNROperação StopPSPSegurança Rodoviária

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Lisboa recebe André @ridethatmonkey

Lisboa recebe André @ridethatmonkey



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt