A partir de amanhã e até ao dia 7 de julho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, realiza ações de sensibilização e de fiscalização rodoviária no sentido de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores nas vias com maior intensidade de tráfego, com o objetivo de inverter a tendência de aumento da sinistralidade e de contribuir para um ambiente rodoviário mais seguro.
Da análise da sinistralidade, envolvendo veículos de duas rodas a motor, nos anos 2017 e 2018, resulta que, precisamente,1000 pessoas ficaram gravemente afetadas ou perderam a vida em acidentes de viação com veículos de 2 rodas, sendo que os meses de abril a setembro representam cerca de 67% da sinistralidade grave com este tipo de utentes.
Considerando que os condutores de veículos de duas rodas a motor constituem um grupo de risco pelo facto das consequências dos acidentes serem normalmente graves, tendo em conta a menor capacidade de proteção em caso de colisão ou despiste, a GNR tem desenvolvido um conjunto de atividades proactivas e dissuasoras da sinistralidade rodoviária, complementadas com ações de fiscalização, tendo, no 1.º semestre, sido detetados 401 condutores de motociclos ou de ciclomotores que não efetuavam o uso do capacete e detidos outros 536 por não possuírem habilitação legal para conduzir.
Durante a operação serão empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que estarão especialmente atentos aos seguintes aspetos:
– Uso do capacete;
– Manobras perigosas;
– Excessos de Velocidade;
– Não utilização de equipamentos de proteção;
– Estado dos pneumáticos, sistemas de iluminação e matrícula;
– Condução sem habilitação legal;
– Condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.
– Os militares irão ainda efetuar ações de sensibilização dirigidos aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando o seguinte:
– Uso do capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor;
– A obrigação de circular sempre com os médios acesos, para ser visto;
– Não circular entre filas de veículos;
– Adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.