2) E quanto aos mototuristas?
Aqui importa separar as águas entre os mototuristas nacionais e os estrangeiros. Vamos a estes primeiro. E agora, é “achismo” puro e duro!
Um mototurista do centro da Europa, faz uma deslocação de 2000km (mínimo) para chegar a Portugal e demorará (se vier directo) 2 a 3 dias até cá chegar. No regresso fará outro tanto. Por cá fará certamente mais quilómetros e entre nós ficará pelo menos 5 dias (vamos admitir este valor como um período médio, porque os nossos vizinhos espanhóis ficarão provavelmente por períodos menores mas com maior frequência anual).
Quantos serão? Se para um evento como a Concentração de Faro nos chegam cerca de 10 mil estrangeiros (e que por certo depois ficarão mais alguns dias), não custa admitir que durante 1 ano, teremos algo como 5X esse valor (recordemos que em certas alturas do ano, a Peninsula Ibérica e Portugal em especial, são das poucas regiões na Europa onde se pode circular com algum à vontade por causa do clima): 50.000 mil mototuristas por ano.
Um exagero de avaliação? No momento presente, talvez. Mas com um potencial de multiplicação desse número.
E quanto gastará um mototurista estrangeiro, nestas condições (2.500km, 5 dias)?
– Combustivel, portagens e outros: 350€
– Alojamento (5 noites APA a um custo unitário de 80€): 400€
– Alimentação (almoço e jantar a um custo unitário de 25€): 250€
– Souvenirs e outras despesas (entradas em monumentos ou diversões, por ex.): 500€
Presumindo os tais 50 mil, a receita total seria de 75 milhões de euros. Com a enorme vantagem de ser distribuída maioritariamente no interior do País.
Admitamos que a despesa anual dos mototuristas portugueses seja, ao longo do ano, similar (menores viagens mas maior frequência). Ou seja, acrescem outros tantos 75 milhões de euros.
Existe uma diferença económica entre os valores gastos pelos portugueses e por aqueles que nos visitam. Enquanto o dinheiro gasto por um português é uma mera transferência de riqueza em termos internos (auxilia a dinâmica económica interna, mas é uma soma nula…sai da região de origem do viajante para a região de destino), a entrada e os gastos de um estrangeiro são um incremento da riqueza nacional. Em termos económicos é uma exportação.
Em resumo: 150 milhões de euros anuais.
Voltemos aos navios de cruzeiro. Recentemente, as obras do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa representaram um investimento de 23 milhões de euros. Nada contra, mas… quanto foi o investimento em prol do mototurismo?