Montesa Cota 301RR 2024
A Cota 301RR continua a ser o principal modelo da Montesa. Os seus componentes de alta qualidade combinam-se agora com um novo design estético. Este modelo topo de gama da Montesa vai continuar a estar disponível em duas opções de cor. Por um lado, teremos a nova cor Fighting Red, que substitui o anterior Atmosphere Blue Metalizado. Esta nova decoração apresenta uma textura fina reticulada em vermelho, azul e branco, obtendo-se um efeito mate.
Este design integra perfeitamente os autocolantes das rodas e o resultado é um visual apelativo que acrescenta originalidade e exclusividade, inspirado na espetacular pintura tricolor HRC. As traves do quadro de acabamento vermelho também fazem parte do novo design, destacando toda a personalidade deste modelo orientado para a competição. Para além desta opção, a Cota 301RR vai estar também disponível em decoração Race Replica, um modelo praticamente idêntico à pintura da moto campeã do mundo de Toni Bou. Este modelo foi agora atualizado com um novo design que destaca a adição das referidas traves em vermelho.
Para além do design, podemos encontrar uma melhoria nas mesas no modelo de 2024, agora com acabamento em cinzento titânio, mais leves e mais fortes, com base na experiência de competição.
A 301RR é a Cota mais potente dos modelos de construção em série. É um modelo concebido para a competição, daí a sua designação RR (Race Ready). O modelo tem toda a experiência comprovada herdada das motos de competição utilizadas pelos pilotos Montesa no Campeonato do Mundo de Trial, das quais adota a maioria dos seus componentes e soluções técnicas.
E, como não podia deixar de ser, a Cota 301RR herda o motor da moto que participa no Campeonato do Mundo de Trial2.
A Cota 301RR continua a ter por base um quadro de alumínio e um braço oscilante leves e de fiabilidade e desempenho já bem comprovados. Os discos de travão à frente e atrás são ondulados, tal como encontrado nas motos de competição, sendo a unidade traseira aprovada pela FIM. Isto resulta em maior mordacidade e maior potência de travagem em ambos os sistemas. Este modelo também possui cubos de roda maquinados em alumínio leve, uma solução que permite poupar uma quantidade significativa de peso. Mantendo as semelhanças com as motos Montesa World Trial, este modelo está equipado com um silenciador em alumínio, que aumenta a resistência e as performances.