fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Novas Aprilia Tuono V4 100 e V4 1100 Factory em Portugal

Redação Por Redação
13 Abril, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Com a chegada das novas Tuono V4 100 e Tuono V4 1100 Factory a Portugal, importa salientar alguns aspetos relevantes sobre estes novos modelos.

Em 2025, surge homologada Euro 5+ e traz-nos alterações muito importantes. O motor cresce de 1,077cc para 1,099cc, oferecendo um total de 180 CV às 11.800 rpm e um binário de 121 Nm às 9.650 rpm. Conta agora com corpos de injeção de 52mm e um reposicionamento do conversor catalítico, que reduz a emissão de calor e simplifica a instalação das ponteiras que constam da gama de acessórios Aprilia.

Aprilia Tuono



A aerodinâmica, por seu turno, foi profundamente alterada. A nova asa frontal incrementa a carga aerodinâmica na frente da moto, e o defletor de vento, que nesta geração começa na base do elemento central de luzes e se estende acima do painel de instrumentos, reduz a turbulência no corpo do piloto ao mínimo.

As laterais, por sua vez, divergem o fluxo de ar na direção do novo extrator, para além de funcionarem como elementos estabilizadores em curvas realizadas a alta velocidade.

Leia também: Mais três meses de campanha Aprilia

A secção traseira tem um novo desenho, com propriedades não apenas estéticas mas também aerodinâmicas, e as luzes de travão surgem integradas nos indicadores de direção, localizados no apoio de matricula. Este facto facilita em muito a preparação da moto para utilização em pista.

Em termos de ciclística, Tuono V4 conta com uma forquilha invertida Sachs com 43 mm e um monoamortecedor da mesma marca, sendo ambos totalmente ajustáveis, bem como com um amortecedor de direção, e a Tuono V4 Factory vem equipada com suspensões Ohlins semi-ativas Smart EC 2.0.

Aprilia Tuono

No sistema de travagem, encontramos dois discos flutuantes de 330mm na frente com pinças radiais Brembo M50.

O CornerByCorner divide-se em:

  • CornerByCorner Motor: incluído no Race Pack, opera o Controlo de Tração e o Wheelie Control
  • CornerByCorner Suspensão: incluído no Suspension Pack e apenas para a versão Factory, opera o Sistema de Controlo da Suspensão

Os Packs opcionais:

Track Pack
Inclui três Modos de Condução adicionais (Race, Track 1, Track 2), Aprilia Launch Control (assistência ao arranque em pista), Pit Limiter (limita a velocidade no pit lane), Aprilia Slide Control (prevê e limita o slide em curva com lógica preditiva e adaptativa) e Dashboard Race (com configuração exclusiva para utilização em pista). Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.

Comfort Pack
Inclui Aprilia Cruise Control e Luzes de Curva. Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.

Race Pack
Com funcionalidade CornerByCorner, a moto ajusta dinamicamente os settings do Controlo de Tração, Wheelie Control e Travão-Motor em tempo real. Trabalha em sincronia com o Módulo GPS que deteta a posição da moto em pista e otimiza o setup setor a setor. Disponível como opcional para ambas as versões, inclui o Módulo GPS e requer conexão com a Aprilia MIA.

Suspension Pack
Exclusivo para a versão Factory, ativa o sistema ADC (Aprilia Damping Control). Este, trabalha em sinergia com o Módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinamicamente os settings da suspensão Ohlins semi-ativa. Utilizando a função CornerByCorner antes de entrar em pista, o piloto faz o download do traçado, modifica as configurações setor a setor através do GPS e pode analisar os dados da telemetria. O ADC monitoriza continuamente a performance das suspensões, em tempo real, com base em dois modos: em Active Mode, ajusta automaticamente, e em Manual Mode, o piloto estabelece os próprios parâmetros, sendo que ambos os Modos oferecem três setups: Track, Sport, Race. Disponível como opcional via compra in-app apenas para a Tuono V4 Factory.

A Tuono V4 está disponível nos grafismos Scorpion Yelow e Shark Grey e a Tuono V4 Factory no grafismo Dark Kraken.

Tags: Aprilia Tuono V4Revista Motos

RELACIONADOS

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras
Notícias

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras

A Triumph Tiger Sport 660 Full Extras representa uma proposta de excelência para todos os que procuram uma moto...

Por Redação
9 Maio, 2025
Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto
Notícias

Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto

35 anos de dedicação e de crescimento sustentado no setor do Motociclismo, consolidando fortes relações e resultados no mercado...

Por Redação
9 Maio, 2025
Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática
Notícias

Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática

As motos elétricas mais pequenas estão a tornar-se a opção preferida de uma nova onda de motociclistas que procuram...

Por Redação
9 Maio, 2025
Harley-Davidson revela nova Fat Boy Gray Ghost edição Limitada
Notícias

Harley-Davidson revela nova Fat Boy Gray Ghost edição Limitada

A Harley-Davidson apresenta a Fat Boy Gray Ghost, o quinto modelo da sua Icons Motorcycle Collection. Este novo modelo...

Por Redação
9 Maio, 2025
Próximo Post
Bou “carimba” nova vitória em Viana do Castelo

Bou "carimba" nova vitória em Viana do Castelo



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt