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Novas Aprilia Tuono V4 100 e V4 1100 Factory em Portugal

Redação Por Redação
13 Abril, 2025
em Notícias
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Com a chegada das novas Tuono V4 100 e Tuono V4 1100 Factory a Portugal, importa salientar alguns aspetos relevantes sobre estes novos modelos.

Em 2025, surge homologada Euro 5+ e traz-nos alterações muito importantes. O motor cresce de 1,077cc para 1,099cc, oferecendo um total de 180 CV às 11.800 rpm e um binário de 121 Nm às 9.650 rpm. Conta agora com corpos de injeção de 52mm e um reposicionamento do conversor catalítico, que reduz a emissão de calor e simplifica a instalação das ponteiras que constam da gama de acessórios Aprilia.

Aprilia Tuono



A aerodinâmica, por seu turno, foi profundamente alterada. A nova asa frontal incrementa a carga aerodinâmica na frente da moto, e o defletor de vento, que nesta geração começa na base do elemento central de luzes e se estende acima do painel de instrumentos, reduz a turbulência no corpo do piloto ao mínimo.

As laterais, por sua vez, divergem o fluxo de ar na direção do novo extrator, para além de funcionarem como elementos estabilizadores em curvas realizadas a alta velocidade.

Leia também: Mais três meses de campanha Aprilia

A secção traseira tem um novo desenho, com propriedades não apenas estéticas mas também aerodinâmicas, e as luzes de travão surgem integradas nos indicadores de direção, localizados no apoio de matricula. Este facto facilita em muito a preparação da moto para utilização em pista.

Em termos de ciclística, Tuono V4 conta com uma forquilha invertida Sachs com 43 mm e um monoamortecedor da mesma marca, sendo ambos totalmente ajustáveis, bem como com um amortecedor de direção, e a Tuono V4 Factory vem equipada com suspensões Ohlins semi-ativas Smart EC 2.0.

Aprilia Tuono

No sistema de travagem, encontramos dois discos flutuantes de 330mm na frente com pinças radiais Brembo M50.

O CornerByCorner divide-se em:

  • CornerByCorner Motor: incluído no Race Pack, opera o Controlo de Tração e o Wheelie Control
  • CornerByCorner Suspensão: incluído no Suspension Pack e apenas para a versão Factory, opera o Sistema de Controlo da Suspensão

Os Packs opcionais:

Track Pack
Inclui três Modos de Condução adicionais (Race, Track 1, Track 2), Aprilia Launch Control (assistência ao arranque em pista), Pit Limiter (limita a velocidade no pit lane), Aprilia Slide Control (prevê e limita o slide em curva com lógica preditiva e adaptativa) e Dashboard Race (com configuração exclusiva para utilização em pista). Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.

Comfort Pack
Inclui Aprilia Cruise Control e Luzes de Curva. Disponível como compra in-app para a Tuono V4 e de série na Tuono V4 Factory.

Race Pack
Com funcionalidade CornerByCorner, a moto ajusta dinamicamente os settings do Controlo de Tração, Wheelie Control e Travão-Motor em tempo real. Trabalha em sincronia com o Módulo GPS que deteta a posição da moto em pista e otimiza o setup setor a setor. Disponível como opcional para ambas as versões, inclui o Módulo GPS e requer conexão com a Aprilia MIA.

Suspension Pack
Exclusivo para a versão Factory, ativa o sistema ADC (Aprilia Damping Control). Este, trabalha em sinergia com o Módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinamicamente os settings da suspensão Ohlins semi-ativa. Utilizando a função CornerByCorner antes de entrar em pista, o piloto faz o download do traçado, modifica as configurações setor a setor através do GPS e pode analisar os dados da telemetria. O ADC monitoriza continuamente a performance das suspensões, em tempo real, com base em dois modos: em Active Mode, ajusta automaticamente, e em Manual Mode, o piloto estabelece os próprios parâmetros, sendo que ambos os Modos oferecem três setups: Track, Sport, Race. Disponível como opcional via compra in-app apenas para a Tuono V4 Factory.

A Tuono V4 está disponível nos grafismos Scorpion Yelow e Shark Grey e a Tuono V4 Factory no grafismo Dark Kraken.

Tags: Aprilia Tuono V4Revista Motos

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