Na semana passada houve aumento do preço dos combustíveis. Na prática, inverteu-se a tendência anterior de três semanas consecutivas de descida. Na semana que aí vem o caminho é para novo incremento, reforçando o sentido ascendente, embora as previsões apontem para que a subida seja ligeiramente inferior à da semana que agora termina.
Assim, na semana de 22 a 28 de maio, tendo presente a informação disponível, nomeadamente da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,65 euros, considerando uma subida no preço de até dois cêntimos por litro. Já o gasóleo simples deve seguir a mesma tendência, prevendo-se que o agravamento possa ser de igual valor, ficando o preço médio por litro em 1,43 euros. O próprio GPL poderá subir um cêntimo, ficando o preço médio em cerca de 0,80 euros por litro.
Reforçamos que se trata de uma previsão e que a liberalização do preço dos combustíveis permite aos postos/marcas de combustíveis liberdade para fixar os preços. Se esta ante visão se confirmar, o fosso médio entre o preço da gasolina e do gasóleo simples mantém-se, tal como na semana anterior, em 22 cêntimos.
De referir ainda que estas duas subidas em semanas consecutivas praticamente anulam as descidas três das semanas anteriores.
Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança
Novidade absoluta no mundo das duas rodas, o Portugal de Lés-a-Lés Classic reuniu em Bragança mais de uma centena...