Na semana passada houve aumento do preço dos combustíveis. Na prática, inverteu-se a tendência anterior de três semanas consecutivas de descida. Na semana que aí vem o caminho é para novo incremento, reforçando o sentido ascendente, embora as previsões apontem para que a subida seja ligeiramente inferior à da semana que agora termina.
Assim, na semana de 22 a 28 de maio, tendo presente a informação disponível, nomeadamente da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,65 euros, considerando uma subida no preço de até dois cêntimos por litro. Já o gasóleo simples deve seguir a mesma tendência, prevendo-se que o agravamento possa ser de igual valor, ficando o preço médio por litro em 1,43 euros. O próprio GPL poderá subir um cêntimo, ficando o preço médio em cerca de 0,80 euros por litro.
Reforçamos que se trata de uma previsão e que a liberalização do preço dos combustíveis permite aos postos/marcas de combustíveis liberdade para fixar os preços. Se esta ante visão se confirmar, o fosso médio entre o preço da gasolina e do gasóleo simples mantém-se, tal como na semana anterior, em 22 cêntimos.
De referir ainda que estas duas subidas em semanas consecutivas praticamente anulam as descidas três das semanas anteriores.
Preço dos combustíveis: novembro termina da pior maneira!
Nem é preciso haver alterações na taxa de carbono para que a despedida do mês de novembro seja pouco...