A Ducati apresentou a nova Panigale V4, uma evolução significativa da moto que venceu o Campeonato do Mundo de Superbike por dois anos consecutivos. A nova Panigale V4 foi totalmente reformulada em termos de design, base técnica e ergonomia, incorporando tecnologias de ponta derivadas do MotoGP. O resultado é uma moto mais rápida em pista, mais divertida e menos cansativa para pilotos de todos os níveis, desde amadores a profissionais.
Com um design aerodinâmico desenvolvido pelo Centro Stile Ducati, a nova Panigale V4 combina linhas com avanços tecnológicos. A carenagem reduz a resistência aerodinâmica em 4% e protege melhor o piloto, enquanto as asas de perfil duplo mantêm a mesma eficácia de downforce do modelo anterior. Estas inovações fazem com que a moto se destaque não só pela aparência, mas também pelo desempenho superior em pista.



Claudio Domenicali, ao apresentar a moto durante a Ducati World Première, destacou que a missão da Ducati é enriquecer a vida das pessoas através de motos sofisticadas e bonitas. A nova Panigale V4, como sétima geração da Superbike Ducati, continua essa missão, representando a expressão máxima dos valores de estilo, sofisticação e performance da marca, “poucas motos como a nova Panigale V4, a sétima geração da superbike Ducati, alcançam esta missão”.
O motor Desmosedici Stradale da Panigale V4 é diretamente derivado do MotoGP e apresenta um desempenho impressionante. Com uma potência de 216 cv às 13.500 rpm e um binário máximo de 12,3 kgm às 11.250 rpm, o motor oferece uma experiência de condução semelhante à de um piloto profissional. A moto também se beneficia de uma redução de peso, agora pesando apenas 187 kg, o que melhora ainda mais a relação peso/potência.



A nova Panigale V4 também apresenta um chassis aprimorado, com um novo braço oscilante de dois braços e um quadro modificado para melhorar a rigidez lateral. Estas mudanças, aliadas às novas suspensões Öhlins NPX/TTX controladas eletronicamente, oferecem uma condução mais confortável e eficaz tanto em estrada quanto em pista. As pinças de travão dianteiro Brembo HypureTM, estreando mundialmente, melhoram a performance de travagem e a eficácia geral da moto.
O painel de instrumentos da Panigale V4 foi redesenhado para melhorar a legibilidade e fornecer informações detalhadas sobre o desempenho da moto em pista. Com uma dimensão de 6,9″ e proporção de 8:3, o painel utiliza a tecnologia Optical Bonding para garantir visibilidade ideal. O modo Track Info exibe dados cruciais em tempo real, ajudando o piloto a maximizar o desempenho.

Finalmente, a nova Panigale V4 está equipada com o Ducati Vehicle Observer (DVO), uma inovação eletrónica que melhora as estratégias de controlo e oferece uma experiência de condução mais precisa e preditiva. A moto estará disponível em concessionários a partir de setembro de 2024, prometendo revolucionar a experiência de condução para todos os entusiastas.
Para mais informações, visite Ducati Portugal.