Com a nova BMW R 1300 GS, voltamos a apanhar a concorrência de surpresa. É definida por uma gama ainda mais alargada, enquanto a redução da complexidade e do peso da moto, combinada com equipamento específico, permite que a essência do boxer GS seja mostrada de forma ainda mais marcante. Com um novo motor, excelente manobrabilidade e qualidades de condução impressionantes, irá marcar o ritmo tanto na estrada como fora dela.
Thilo Fuchs, Diretor de Modelos Boxer arrefecidos a água.
A nova BMW R 1300 GS: “O próximo nível GS” com novo motor boxer e nova suspensão, com peso significativamente reduzido e maior competência GS em todas as direções.
A BMW Motorrad estabeleceu o novo segmento de enduro de turismo há mais de quatro décadas com a R 80 G/S. Desde então, a BMW GS com motor boxer tem sido a líder indiscutível do campo competitivo. Para garantir que este continua a ser o caso no futuro, a BMW Motorrad optou por um design quase completamente novo para a nova R 1300 GS, com uma poupança de peso de 12 kg em comparação com o modelo anterior.
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Motor e suspensão
A peça central é mais uma vez o lendário motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto do que nunca, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição da árvore de cames. Com exatamente 1300 cc, produz uma potência de 145 cv às 7750 rpm, desenvolvendo um binário máximo de 149 Nm às 6500 rpm. Isto torna-o de longe o motor boxer BMW mais potente alguma vez produzido em série.
No centro da nova suspensão está a estrutura principal em chapa de aço, que para além de ser significativamente otimizada em termos de espaço de instalação, também oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo anterior. Para o quadro traseiro, a anterior estrutura tubular em aço foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A nova suspensão dianteira EVO Telelever com elemento flexível e a traseira EVO Paralever, também revista, proporcionam uma precisão de direção e estabilidade de condução ainda maiores.
A anterior suspensão eletrónica Dynamic ESA Next Generation proporcionou um elevado nível de segurança e diversão numa grande variedade de terrenos, graças à regulação dinâmica do amortecimento e ao descanso da mola ajustável na traseira. O novo sistema eletrónico de Ajuste Dinâmico da Suspensão (DSA) vai agora mais longe, combinando o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente da taxa de mola (“rigidez da mola”) – dependendo do modo de condução selecionado, das condições de condução e das manobras.
Exclusivamente em conjunto com o DSA como equipamento opcional de fábrica, estão disponíveis mais dois itens de equipamento opcional para a suspensão da nova R 1300 GS: a nova regulação adaptativa da altura do veículo e a suspensão desportiva.