fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

MV Agusta Superveloce 98 Edizione Limitata

Edição limitada de 300 exemplares

Redação Por Redação
15 Outubro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

No início dos anos 40, a guerra tornava a vida muito difícil para todos em Itália, a começar pelas atividades diárias. As deslocações, por exemplo, eram difíceis e dispendiosas, dada a ausência absoluta de transportes públicos. Foi por isso que Domenico Agusta, depois de ter assumido a empresa familiar em 1927, após a morte do seu pai Giovanni, se voltou para os motociclos, acreditando que esta poderia ser uma forma de simplificar a mobilidade e garantir a si próprio e aos seus empregados um futuro na Officine Aeronautiche Giovanni Agusta.

 O primeiro motor MV Agusta surgiu em 1943. Um monocilíndrico de 98 cc. Utilizava uma caixa de duas velocidades lubrificada. Leve e compacto, entrou imediatamente em produção, mas a ocupação da fábrica, em setembro de 1943, interrompeu toda a atividade poucas semanas depois. O projeto foi arquivado até ao final da guerra quando, terminadas as hostilidades, a montagem da moto completa pôde ser retomada. Na sua estreia, a MV 98 foi “vestida” num elegante tom de borgonha.

É difícil imaginar as razões por detrás de uma escolha de cor tão invulgar – talvez relacionada com as raízes aristocráticas de Giovanni Agusta, que o seu filho queria honrar, ou simplesmente um lampejo de inspiração, uma questão de gosto pessoal. O esquema de cores borgonha acrescentou, no entanto, um toque significativo de elegância a uma moto que estava pronta para enfrentar as ruas devastadas da época.

Veja também MV Agusta celebra 80 anos do motor de 98 cc

Atualidade

Hoje, oitenta anos após o nascimento do primeiro motor MV Agusta, a assinatura “98” reaparece nas carenagens de outra moto MV Agusta. Produzida em apenas 300 unidades numeradas, a Superveloce 98 Edizione Limitata é imediatamente reconhecível graças ao seu esquema de cores “Rosso Verghera”.

Diretamente inspirado na paleta de cores original, o Rosso Verghera é um produto sofisticado e de altíssima qualidade, cuja fórmula foi desenvolvida a nível experimental no centro de investigação CRC e depois industrializada exclusivamente para a MV Agusta. Aplicada à mão em várias fases, a cor é composta por uma base mate de dois componentes combinada com uma camada polida para um acabamento que amplia os pigmentos metálicos. Uma homenagem a uma história de sucesso, coragem e iniciativa que nunca poderia ter sido escrita sem o projeto do motor 98, em 1943.

A assinatura “98 Edizione Limitata” está posicionada lateralmente na secção da traseira, bem como na parte superior. É ladeada pela bandeira italiana, que destaca as origens quintessenciais do “Made in Italy” de cada MV Agusta, construída sem exceção na fábrica de Schiranna, nas margens do Lago Varese. A referência ao tamanho do motor histórico concebido em 1943 e ao estatuto de edição limitada da moto é também ostentada na placa de direção, graças à tecnologia de gravação a laser e destacada no certificado de autenticidade, entregue juntamente com a moto.

A vocação de competição da Superveloce tem sido importante desde o lançamento do modelo e é realçada na Superveloce 98 Edizione Limitata através de um kit dedicado. Uma caixa de cor borgonha contém a tampa traseira, a cobertura dedicada da moto, o certificado de autenticidade acima mencionado e duas peças refinadas, ou melhor, o escape de saída tripla Arrow, para uso exclusivo em pista (na América do Norte não incluído, mas disponível como Acessório Técnico), e a ECU de corrida dedicada, perfeita para extrair o máximo desempenho do motor italiano de três cilindros.

Página 1 de 2
12Próximo
Tags: destaqueEdição especialMV AgustaMV Agusta Superveloce 98

RELACIONADOS

Vespa vai comemorar 80 anos em Roma em junho de 2026
Notícias

Vespa vai comemorar 80 anos em Roma em junho de 2026

Em 2026, a Vespa completará 80 anos e celebrará este marco em Roma, entre os dias 25 e 28...

Por Redação
25 Julho, 2025
Ducati Desmo450 MX chega aos concessionários europeus
Notícias

Ducati Desmo450 MX chega aos concessionários europeus

Desenvolvida em competição para levar o ADN de corrida da Ducati para fora do asfalto, a nova Desmo450 MX...

Por Redação
25 Julho, 2025
História – Morbidelli – Renascer das cinzas
Notícias

História – Morbidelli – Renascer das cinzas

A primeira marca a sagrar-se Campeã do Mundo de Velocidade sem ser fabricante de motos em série, a Morbidelli,...

Por Redação
25 Julho, 2025
Benelli regressa com campanha 0% de juros
Notícias

Morbidelli reforça presença em Portugal com campanha 0% de juros

A dar as primeiras voltas no mercado português, a Morbidelli Portugal quer contribuir para uma mobilidade mais fresca e...

Por Redação
24 Julho, 2025
Próximo Post
As Triumph de Elvis Presley

As Triumph de Elvis Presley



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt