No início dos anos 40, a guerra tornava a vida muito difícil para todos em Itália, a começar pelas atividades diárias. As deslocações, por exemplo, eram difíceis e dispendiosas, dada a ausência absoluta de transportes públicos. Foi por isso que Domenico Agusta, depois de ter assumido a empresa familiar em 1927, após a morte do seu pai Giovanni, se voltou para os motociclos, acreditando que esta poderia ser uma forma de simplificar a mobilidade e garantir a si próprio e aos seus empregados um futuro na Officine Aeronautiche Giovanni Agusta.
O primeiro motor MV Agusta surgiu em 1943. Um monocilíndrico de 98 cc. Utilizava uma caixa de duas velocidades lubrificada. Leve e compacto, entrou imediatamente em produção, mas a ocupação da fábrica, em setembro de 1943, interrompeu toda a atividade poucas semanas depois. O projeto foi arquivado até ao final da guerra quando, terminadas as hostilidades, a montagem da moto completa pôde ser retomada. Na sua estreia, a MV 98 foi “vestida” num elegante tom de borgonha.
É difícil imaginar as razões por detrás de uma escolha de cor tão invulgar – talvez relacionada com as raízes aristocráticas de Giovanni Agusta, que o seu filho queria honrar, ou simplesmente um lampejo de inspiração, uma questão de gosto pessoal. O esquema de cores borgonha acrescentou, no entanto, um toque significativo de elegância a uma moto que estava pronta para enfrentar as ruas devastadas da época.
Veja também MV Agusta celebra 80 anos do motor de 98 cc
Atualidade
Hoje, oitenta anos após o nascimento do primeiro motor MV Agusta, a assinatura “98” reaparece nas carenagens de outra moto MV Agusta. Produzida em apenas 300 unidades numeradas, a Superveloce 98 Edizione Limitata é imediatamente reconhecível graças ao seu esquema de cores “Rosso Verghera”.
Diretamente inspirado na paleta de cores original, o Rosso Verghera é um produto sofisticado e de altíssima qualidade, cuja fórmula foi desenvolvida a nível experimental no centro de investigação CRC e depois industrializada exclusivamente para a MV Agusta. Aplicada à mão em várias fases, a cor é composta por uma base mate de dois componentes combinada com uma camada polida para um acabamento que amplia os pigmentos metálicos. Uma homenagem a uma história de sucesso, coragem e iniciativa que nunca poderia ter sido escrita sem o projeto do motor 98, em 1943.
A assinatura “98 Edizione Limitata” está posicionada lateralmente na secção da traseira, bem como na parte superior. É ladeada pela bandeira italiana, que destaca as origens quintessenciais do “Made in Italy” de cada MV Agusta, construída sem exceção na fábrica de Schiranna, nas margens do Lago Varese. A referência ao tamanho do motor histórico concebido em 1943 e ao estatuto de edição limitada da moto é também ostentada na placa de direção, graças à tecnologia de gravação a laser e destacada no certificado de autenticidade, entregue juntamente com a moto.
A vocação de competição da Superveloce tem sido importante desde o lançamento do modelo e é realçada na Superveloce 98 Edizione Limitata através de um kit dedicado. Uma caixa de cor borgonha contém a tampa traseira, a cobertura dedicada da moto, o certificado de autenticidade acima mencionado e duas peças refinadas, ou melhor, o escape de saída tripla Arrow, para uso exclusivo em pista (na América do Norte não incluído, mas disponível como Acessório Técnico), e a ECU de corrida dedicada, perfeita para extrair o máximo desempenho do motor italiano de três cilindros.