A MV Agusta assume protagonismo no Salão de Milão 2023 com uma gama mais abrangente e exclusiva do que nunca. A direção do desenvolvimento vê a lendária marca italiana projetada para o segmento premium superior.
Dois novos modelos importantes atualmente em destaque endossam esse caminho. A nova LXP Orioli, uma moto todo-o-terreno de luxo com desempenho, equipamento e design excecionais e produzida numa série limitada de apenas 500 unidades, e a Superveloce 1000 Serie Oro, com o seu apelo e estilo únicos, que estará à venda em 2024.
Na EICMA, a MV Agusta expõe os seus modelos topo de gama, ladeados pelas famosas séries limitadas Rush, Brutale 1000 RR Assen, Superveloce 98 e Dragster RR SCS America, esta última produzida exclusivamente para o mercado norte-americano.
Veja também MV Agusta SuperVeloce 98 edizione limitata
MV Agusta LXP Orioli
Não há luxo maior ou mais raro do que a total liberdade de viajar, explorar e experimentar sem estabelecer quaisquer limites. A MV Agusta celebra este conceito ao apresentar a primeira moto todo-o-terreno de luxo do mundo, a LXP Orioli.
Produzido numa série limitada de apenas 500 unidades, este novo modelo é uma homenagem à lenda italiana do motociclismo Edi Orioli que, usando as icónicas cores verde, vermelho e branco da Lucky Explorer, se tornou um símbolo do motociclismo de aventura nos anos 90, dominando a cena mundial dos ralis. Para além de numeradas, todas as motos produzidas serão assinadas pessoalmente por Edi Orioli, fazendo de cada uma delas uma peça única para conduzir e colecionar.
A LXP Orioli posiciona-se no segmento das motos de luxo pelo seu equipamento, caraterísticas técnicas, escolha de materiais e atenção aos detalhes, garantindo o máximo conforto e performances de primeira classe tanto em estrada como fora de estrada.
O motor é o novo tricilíndrico de 931 cc, desenvolvido inteiramente em Varese. O desenvolvimento foi orientado pela vocação de um modelo como a LXP Orioli, que deve oferecer prestações excecionais e adaptar-se a uma grande variedade de contextos de condução. O novo três cilindros é potente, rico em binário, versátil na entrega e particularmente leve, com apenas 57 kg, o que o torna 10% mais leve, em média, do que a concorrência direta. Na sua versão de série, o motor debita 124 cv às 10.000 rpm e 102 Nm de binário às 7.000 rpm; a potência específica é de 133 cv/litro e 85% do binário já está disponível apenas às 3.000 rpm.
O cárter e os sistemas de lubrificação e de arrefecimento são completamente novos, enquanto foram efetuadas alterações significativas na cambota, na ignição – agora ainda mais robusta – e na caixa de velocidades, que é extraível. O sistema de distribuição apresenta um design de dupla árvore de cames à cabeça e as cames são revestidas a DLC, uma caraterística típica das motos desportivas.
O motor é arrefecido a líquido e a cambota é contra-rotativa, uma solução técnica única na sua categoria e pela qual os três cilindros da MV Agusta sempre se destacaram, desde a apresentação do primeiro modelo de 675 cc. Isto traduz-se numa condução muito melhorada, com a inércia reduzida a facilitar as mudanças de direção. A vibração foi ainda mais reduzida com o contra-eixo, enquanto a embraiagem hidráulica assegura um funcionamento suave mesmo em condições de condução extremas. O sistema de escape foi concebido e desenvolvido para otimizar o desempenho do motor 950 e intensificar o som agressivo.
MV Ride app
Como todas as motos MV Agusta, a LXP Orioli incorpora a aplicação gratuita MV Ride, que foi significativamente revista e atualizada para a tornar ainda mais eficiente e avançada em termos de conetividade. Agora é possível introduzir um destino e ver as direções curva a curva no ecrã TFT a cores, enquanto a aquisição de dados está sempre operacional quando em movimento.
A experiência começa antes mesmo de o motor ser ligado e pode ser revivida no final da viagem, permitindo ao condutor visualizar os dados de aceleração, velocidade, ângulo de inclinação e atividade do acelerador.
O utilizador pode aumentar a experiência carregando fotografias do seu dia para partilhar com outros utilizadores da aplicação MV Ride. As várias opções da aplicação MV Ride incluem a possibilidade de personalizar a resposta do veículo através do mapa personalizado, que pode ser renomeado conforme desejado e até partilhado com outros utilizadores do ecossistema. É possível, por exemplo, criar um mapa “Toscana” que pode depois ser partilhado com outros motociclistas, criando assim uma comunidade. A geolocalização antirroubo está incluída gratuitamente durante o primeiro ano.
Superveloce 1000 Serie Oro
Após o sucesso do ano passado, o protótipo da Superveloce 1000 Serie Oro faz a sua aparição na EICMA para anunciar oficialmente que a versão definitiva estará à venda no terceiro trimestre de 2024.
Será produzida como uma série limitada e montada à mão na histórica fábrica de Schiranna. Cada moto será numerada.
A Superveloce 1000 Serie Oro utiliza as mais recentes caraterísticas de estilo da MV Agusta e projeta-as numa nova dimensão de elegância e atitude desportiva, com a pesquisa técnica, aerodinâmica e de estilo a contribuir para a criação de uma verdadeira obra-prima sobre duas rodas.
A Superveloce 1000 Serie Oro será a súmula da visão da empresa para o seu futuro: “Não nos limitamos a construir motos, criamos emoções” e constituirá a expressão máxima da identidade da MV Agusta: A arte do motociclo.