Vimo-la pela primeira vez há um ano, durante o EICMA 2018, onde foi apresentado um protótipo da MV Agusta Superveloce 800, uma moto que mostrava a essência da MV Agusta nas corridas com um design que recordava as míticas motos do Conde Agusta.
No EICMA de 2019, a marca mostra a versão definitiva do modelo que se vai dividir em duas versões: uma será a MV Agusta Superveloce 800 e a segunda a variante Série Oro, da qual serão produzidas unicamente 300 unidades.
A base da Superveloce 800 é similar à do protótipo, mas com grandes diferenças em componentes como as jantes que são em alumínio, o escape que sai pela lateral direita tal como na Brutale ou na F3. Há ainda diferenças nas carenagens onde não há carbono e continua a ser monolugar.
No que se refere ao motor, falamos-lhe de um tricilindrico que é capaz de debitar 148 CV (153 CV na Serie Oro) às 13 000 rpm. Quanto ao binário, é de 88 Nm às 10 600 rpm.
As jantes são de 17″ e estão calçadas com uns Pirelli Diablo Rosso Corsa II 120/70 à frente e 180/55 atrás. A suspensão dianteira é da Marzocchi com barras de 43 mm de diâmetro e um curso de 125 mm que são ajustáveis em compressão e extensão e pré-carga. Atrás,o amortecedor é da Sachs.
Os travões são da Brembo, à frente com pinças monobloco de quatro pistões de 34 mm de diâmetro que mordem discos flutuante de aço de 320 mm.
A velocidade máxima e de 240 km/h para um peso de 173 kg e um depósito de 16,5 litros.