fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

MV Agusta inova com motor de 5 cilindros

Fernando Neto Por Fernando Neto
18 Novembro, 2025
em Motomais, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Foi na EICMA que a MV Agusta realizou a apresentação inesperada do protótipo do seu novo motor de 5 cilindros. A marca italiana orgulha-se agora de partilhar mais detalhes sobre esta obra-prima da engenharia, cujo desenvolvimento já está em curso no departamento de I&D da sede da marca em Schiranna, Itália.

Esta plataforma de motor “quadrato” de 5 cilindros totalmente nova representa o próximo passo em termos de desempenho, inovação e excelência da engenharia italiana. Desenvolvida para redefinir as expectativas em diversos segmentos – desde Supersport a Naked e Touring – esta nova plataforma marca um passo ousado numa interessante fase em que vários construtores lançam diversas propostas, como é o caso da Honda com o seu V3.

O motor combina um formato quadrado de 3 cilindros à frente e dois atrás, operados por 2 cambotas paralelas. Desta forma, cada uma pode girar em direções opostas, cancelando mutuamente grande parte da vibração e efeitos giroscópios doutro modo produzidos e criando à partida um motor inerentemente suave.


Com uma gama de cilindrada modular de 850 cc a 1150 cc, a plataforma é capaz de debitar mais de 240 cavalos de potência a mais de 16.000 rpm e um binário impressionante de até 135 Nm a 8.500 rpm, mantendo, ao mesmo tempo, uma suavidade e compacidade excecionais. A julgar pelas cornetas de admissão, cada cilindro será servido por duas admissões, o que poderá ser útil para controlar a velocidade de admissão da mistura a diferentes regimes, ou até oferecer dois patamares de admissão, com o segundo a operar só a partir de um certo teto de rotações.

Pesando menos de 60 kg, este motor de 5 cilindros combina leveza, equilíbrio e eletrificação avançada, apresentando bombas de água e óleo elétricas para aumentar a eficiência e a capacidade de resposta.
A sua arquitetura oferece vantagens inerentes: graças à sua ordem de ignição exclusiva de 5 cilindros, o motor consegue uma entrega de binário e uma condução excecionais sem a necessidade de comando variável das válvulas, garantindo uma utilização a baixas rotações e a máxima potência.

Um formato de cambota diferenciado, com uma dianteira de 3 cilindros e outra cambota traseira de dois cilindros em configuração “U”, proporciona uma suavidade notável e vibrações reduzidas, resultando num refinamento e equilíbrio dinâmico incomparáveis.
O resultado é um motor mais estreito do que um quatro cilindros em linha e mais curto do que um V4, estabelecendo um novo padrão para o design compacto e de alto desempenho. A estreia do motor de 5 cilindros está prevista para um modelo muito aguardado que atualmente já não faz parte da linha de produção (certamente uma super desportiva) e será apresentado nos próximos anos. Até lá, esperamos sinceramente que a MV Agusta continue a desenvolver este espetacular motorização e que nos vá dando mais informações!

Tags: motoresmotosMV AgustaRevista Motos

RELACIONADOS

Kove reduz (muito) o preço em três modelos
Motomais

Kove reduz (muito) o preço em três modelos

A KOVE Portugal anunciou uma redução de preço em três modelos: 800X PRO, 450 Rally e NK 125R. Esta...

Por Fernando Neto
17 Novembro, 2025
Reportagem Macbor Montana Experience 2025
Evento

Reportagem Macbor Montana Experience 2025

Tanto por tão pouco O paradigma do “mais por menos” começa a ganhar cada vez mais força no mercado...

Por Redação
17 Novembro, 2025
Harley-Davidson com presença… diferente na EICMA
Competição

Harley-Davidson com presença… diferente na EICMA

A Harley-Davidson fechou uma semana interessante e bem diferente na EICMA 2025, com novidades a somar à tradicional gama....

Por Fernando Neto
16 Novembro, 2025
“The Origin Collection” – roupa ‘centenária’ Ducati
Equipamentos

“The Origin Collection” – roupa ‘centenária’ Ducati

A Ducati acabou de apresentar "The Origin Collection", a nova linha de roupa exclusiva que celebra os primeiros 100...

Por Fernando Neto
15 Novembro, 2025


ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt