Foi na EICMA que a MV Agusta realizou a apresentação inesperada do protótipo do seu novo motor de 5 cilindros. A marca italiana orgulha-se agora de partilhar mais detalhes sobre esta obra-prima da engenharia, cujo desenvolvimento já está em curso no departamento de I&D da sede da marca em Schiranna, Itália.

Esta plataforma de motor “quadrato” de 5 cilindros totalmente nova representa o próximo passo em termos de desempenho, inovação e excelência da engenharia italiana. Desenvolvida para redefinir as expectativas em diversos segmentos – desde Supersport a Naked e Touring – esta nova plataforma marca um passo ousado numa interessante fase em que vários construtores lançam diversas propostas, como é o caso da Honda com o seu V3.
O motor combina um formato quadrado de 3 cilindros à frente e dois atrás, operados por 2 cambotas paralelas. Desta forma, cada uma pode girar em direções opostas, cancelando mutuamente grande parte da vibração e efeitos giroscópios doutro modo produzidos e criando à partida um motor inerentemente suave.

Com uma gama de cilindrada modular de 850 cc a 1150 cc, a plataforma é capaz de debitar mais de 240 cavalos de potência a mais de 16.000 rpm e um binário impressionante de até 135 Nm a 8.500 rpm, mantendo, ao mesmo tempo, uma suavidade e compacidade excecionais. A julgar pelas cornetas de admissão, cada cilindro será servido por duas admissões, o que poderá ser útil para controlar a velocidade de admissão da mistura a diferentes regimes, ou até oferecer dois patamares de admissão, com o segundo a operar só a partir de um certo teto de rotações.
Pesando menos de 60 kg, este motor de 5 cilindros combina leveza, equilíbrio e eletrificação avançada, apresentando bombas de água e óleo elétricas para aumentar a eficiência e a capacidade de resposta.
A sua arquitetura oferece vantagens inerentes: graças à sua ordem de ignição exclusiva de 5 cilindros, o motor consegue uma entrega de binário e uma condução excecionais sem a necessidade de comando variável das válvulas, garantindo uma utilização a baixas rotações e a máxima potência.

Um formato de cambota diferenciado, com uma dianteira de 3 cilindros e outra cambota traseira de dois cilindros em configuração “U”, proporciona uma suavidade notável e vibrações reduzidas, resultando num refinamento e equilíbrio dinâmico incomparáveis.
O resultado é um motor mais estreito do que um quatro cilindros em linha e mais curto do que um V4, estabelecendo um novo padrão para o design compacto e de alto desempenho. A estreia do motor de 5 cilindros está prevista para um modelo muito aguardado que atualmente já não faz parte da linha de produção (certamente uma super desportiva) e será apresentado nos próximos anos. Até lá, esperamos sinceramente que a MV Agusta continue a desenvolver este espetacular motorização e que nos vá dando mais informações!



