fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

MV Agusta inova com motor de 5 cilindros

Fernando Neto Por Fernando Neto
18 Novembro, 2025
em Motomais, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Foi na EICMA que a MV Agusta realizou a apresentação inesperada do protótipo do seu novo motor de 5 cilindros. A marca italiana orgulha-se agora de partilhar mais detalhes sobre esta obra-prima da engenharia, cujo desenvolvimento já está em curso no departamento de I&D da sede da marca em Schiranna, Itália.

Esta plataforma de motor “quadrato” de 5 cilindros totalmente nova representa o próximo passo em termos de desempenho, inovação e excelência da engenharia italiana. Desenvolvida para redefinir as expectativas em diversos segmentos – desde Supersport a Naked e Touring – esta nova plataforma marca um passo ousado numa interessante fase em que vários construtores lançam diversas propostas, como é o caso da Honda com o seu V3.

O motor combina um formato quadrado de 3 cilindros à frente e dois atrás, operados por 2 cambotas paralelas. Desta forma, cada uma pode girar em direções opostas, cancelando mutuamente grande parte da vibração e efeitos giroscópios doutro modo produzidos e criando à partida um motor inerentemente suave.


Com uma gama de cilindrada modular de 850 cc a 1150 cc, a plataforma é capaz de debitar mais de 240 cavalos de potência a mais de 16.000 rpm e um binário impressionante de até 135 Nm a 8.500 rpm, mantendo, ao mesmo tempo, uma suavidade e compacidade excecionais. A julgar pelas cornetas de admissão, cada cilindro será servido por duas admissões, o que poderá ser útil para controlar a velocidade de admissão da mistura a diferentes regimes, ou até oferecer dois patamares de admissão, com o segundo a operar só a partir de um certo teto de rotações.

Pesando menos de 60 kg, este motor de 5 cilindros combina leveza, equilíbrio e eletrificação avançada, apresentando bombas de água e óleo elétricas para aumentar a eficiência e a capacidade de resposta.
A sua arquitetura oferece vantagens inerentes: graças à sua ordem de ignição exclusiva de 5 cilindros, o motor consegue uma entrega de binário e uma condução excecionais sem a necessidade de comando variável das válvulas, garantindo uma utilização a baixas rotações e a máxima potência.

Um formato de cambota diferenciado, com uma dianteira de 3 cilindros e outra cambota traseira de dois cilindros em configuração “U”, proporciona uma suavidade notável e vibrações reduzidas, resultando num refinamento e equilíbrio dinâmico incomparáveis.
O resultado é um motor mais estreito do que um quatro cilindros em linha e mais curto do que um V4, estabelecendo um novo padrão para o design compacto e de alto desempenho. A estreia do motor de 5 cilindros está prevista para um modelo muito aguardado que atualmente já não faz parte da linha de produção (certamente uma super desportiva) e será apresentado nos próximos anos. Até lá, esperamos sinceramente que a MV Agusta continue a desenvolver este espetacular motorização e que nos vá dando mais informações!

Tags: motoresmotosMV AgustaRevista Motos

RELACIONADOS

Teste – Aprilia Tuono V4 1100 – Alta costura
Motomais

Teste – Aprilia Tuono V4 1100 – Alta costura

Teste - Aprilia Tuono V4 1100: A marca de Noale aproveitou a chegada da norma Euro 5+ para renovar...

Por Fernando Neto
11 Dezembro, 2025
Conjunto BMW Moreno
Equipamentos

Conjunto BMW Moreno

Fato Moreno composto pelo Casaco Moreno GORE-TEX e pelas Calças Moreno GORE-TEX. Proteção premium e versatilidade ao longo de todo o ano O Fato...

Por Fernando Neto
10 Dezembro, 2025
XMAS Giveaway AXXIS e CFMOTO
Equipamentos

XMAS Giveaway AXXIS e CFMOTO

XMAS Giveaway AXXIS e CFMOTO: uma parceria de Natal com três giveaways exclusivos. A CFMOTO e a AXXIS Helmets,...

Por Fernando Neto
10 Dezembro, 2025
Configurador Honda para acessórios
Acessórios

Configurador Honda para acessórios

O configurador Honda já está disponível no website, com mais funcionalidades e possibilidades de explorar toda a gama de...

Por Fernando Neto
10 Dezembro, 2025
Próximo Post
Novas versões exclusivas Triumph Street Triple

Novas versões exclusivas Triumph Street Triple



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt