Base técnica
A base técnica é representada pela versão 2023 da Brutale 1000 RR, que ostenta uma série de atualizações técnicas, entre as quais a caixa de velocidades eletrónica que garante mudanças mais rápidas e suaves graças a modificações de hardware e software.
O motor é o quatro em linha de 998 cc de alto desempenho, capaz de fornecer 208 cv (153 kW) a 11.000 rpm e 116,5 Nm a 11.000 rpm. A relação peso/potência é de 1,1 cv/kg, graças a um peso a seco de 186 kg (197 kg de peso em ordem de marcha).
O esquema de cores específico da “Assen”, que combina azul (Blu Nordico), prata (Argento Ago) e dourado, é ao mesmo tempo elegante e desportivo, perfeito para realçar a significativa atenção aos detalhes da moto e o equipamento técnico de primeira classe.
A escolha dos materiais também acerta no alvo, a começar pelas rodas em fibra de carbono Rotobox, muito leves, cuja tecnologia de construção permite raios extremamente finos. A fibra de carbono também está presente em muitas outras áreas, sendo utilizada nos escudos térmicos que protegem os coletores de escape de cada lado da moto, em todos os elementos estilísticos e funcionais que suportam o conjunto de faróis dianteiros e nos painéis da zona do depósito.
Alguns elementos específicos do quadro, como as chapas laterais de alumínio e o braço oscilante de uma face, destacam-se pela sua tonalidade prateada, que contrasta com o tom escuro da treliça de tubos de aço. O assento apresenta estofos em Alcantara azul, realçando ainda mais esta moto única, que também possui um depósito em dois tons de azul e prata com acabamento polido.