Ciclística e ergonomia
A ciclística da Multistrada V4 RS foi desenvolvida em torno da jante dianteira de 17’’, que assegura maior precisão e reatividade em condução desportiva. Esta escolha levou à opção por um quadro monocoque em alumínio diferente dos que equipam as Multistrada V4 S e Rally, para obter uma diferente inclinação da coluna de direção (25.75° em lugar de 24.5°) definindo os valores de trail e de distância entre eixos em função do maior carácter desportivo da moto, similar ao que já havia sido feito na V4 Pikes Peak.
As jantes Marchesini em alumínio forjado, 2,7 kg mais leves que as da V4 S, tornam o comportamento dinâmico do veículo mais eficaz. Os pneus Diablo Rosso IV Corsa, nas medidas de 120/70 à frente e 190/55 atrás, oferecem uma excelente aderência em aceleração e uma forte sensação de contacto com o piso no centro da curva.
A escolha das suspensões Öhlins Smart EC 2.0 vai na direção de garantir a melhor performance numa utilização desportiva, graças ao uso do sistema “event based”, tal como nas Panigale V4 S e Streetfighter V4 S, que se auto ajusta com base no estilo de condução individual. O sistema, já utilizado na Multistrada V4 Pikes Peak, foi recalibrado para se obter o melhor equilíbrio entre conforto numa condução descontraída e apoio em condução desportiva.
O sistema de travagem deriva diretamente do que equipa a Panigale V4. Na frente, o sistema inclui discos de 330 mm de diâmetro e pinças monobloco Brembo Stylema, similares às da Multistrada V4 S, às quais são adicionadas as pastilhas da Panigale V4. Na traseira o sistema inclui um único disco de 265 mm de diâmetro, no qual atua uma pinça flutuante Brembo.
Para além dos elementos em fibra de carbono e titânio, foi adotada uma bateria mais pequena para reduzir o peso. Deste modo, são poupados 3 kg em comparação com a Multistrada V4 Pikes Peak.
A nova V4 RS oferece uma ergonomia mais desportiva que a Multistrada V4, com poisa-pés mais altos e recuados, para aumentar o ângulo de inclinação máximo. O guiador, fixo diretamente à mesa para melhorar o tato de condução, é mais baixo, estreito e com uma curvatura menos acentuada. Os novos e mais suaves punhos têm um design mais desportivo.
Acessórios, cores e disponibilidade
O catálogo Ducati Performance oferece vários acessórios para melhorar as características da moto e torná-la única de um ponto de vista estético. Os motociclistas que desejem aumentar a versatilidade da Multistrada V4 RS irão encontrar diversas opções de bagagem, desde malas laterais em plástico ou alumínio até sacos de depósito e para o assento do passageiro, bem como vários para-brisas de maior dimensão.
Para enfatizar a sua personalidade desportiva, o catálogo também oferece peças em alumínio trabalhadas a partir do bloco, tais como manetes poisa-pés, reservatórios do líquido de travão e embraiagem ou tampões do depósito e do óleo. Existem também muitos pormenores em fibra de carbono para aligeirar e tornar a imagem da Multistrada V4 RS ainda mais agressiva.
A moto estará disponível nos Vendedores Autorizados da rede Ducati a partir de janeiro de 2024 numa única versão, que inclui radar dianteiro e traseiro de série e no esquema de cores Iceberg White.
Tal como em todos os modelos da gama Ducati no nosso país, a Multistrada V4 RS também oferece a exclusiva garantia “4Ever Ducati”, válida por 4 anos com quilometragem ilimitada, garantida por toda a rede de Vendedores Autorizados da marca de Bolonha em território europeu.