fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Multistrada V4 RS: quando as Superbike e as touring se encontram

Desportiva, sofisticada e em série numerada

Redação Por Redação
23 Outubro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

No quarto episódio da série web Ducati World Première 2024, a Ducati apresenta a nova V4 RS, a mais desportiva, mais sofisticada e exclusiva Multistrada já criada pelo fabricante de Bolonha. Produzida numa série numerada, a Multistrada V4 RS é a mais recente adição à família que celebra o seu vigésimo aniversário este ano, estando equipada com o motor Desmosedici Stradale, derivado do que equipa a Panigale V4.

Graças ao V4 equipado com distribuição desmodrómica, a Multistrada V4 RS oferece uma performance e sensações de condução únicas, mantendo o equilíbrio que sempre distinguiu a família. A experiência torna-se memorável com o som inconfundível do Desmosedici Stradale com embraiagem a seco e silenciador Akrapovič, bem como pela enérgica e emocionante entrega de potência. Sensações também garantidas pela ciclística da Multistrada mais desportiva da família, graças às suspensões Öhlins, monobraço oscilante em alumínio e jantes forjadas.

Os motociclistas mais exigentes irão apreciar os pormenores técnicos e estilísticos que a tornam numa moto única em personalidade e substância. O logótipo RS, que se torna num verdadeiro elemento caracterizante do modelo, foi desenhado pelo Centro Stile e é exibido no esquema de cores, na chave e nos grafismos do painel de instrumentos. A esguia e aerodinâmica traseira, desenhada exclusivamente para esta moto, ajuda a torná-la ainda mais desportiva.

A Multistrada V4 RS é um modelo no qual cada componente, cada pormenor – do pacote de eletrónica equipado com tecnologia de radar ao levíssimo titânio do sub-quadro traseiro – foi escolhido com um único objetivo: criar a mais desportiva moto de turismo de sempre. A Multistrada mais excitante jamais criada pela Ducati.

Veja também Multistrada V4 S Grand Tour

Estilo desportivo

A Ducati Multistrada V4 RS combina as inconfundíveis linhas Multistrada, elegantes e dinâmicas, com soluções técnicas que remetem para as tecnologias usadas em competição, típicas das motos superdesportivas de Borgo Panigale. O nome RS tem exatamente este significado, recordando outra moto na história da Ducati – a Monster S4 RS – nascida de acordo com os mesmos princípios inspiradores.

Os vários componentes em fibra de carbono, tais como o guarda-lamas dianteiro, as proteções de mãos (desenhadas especificamente para este modelo), os escudos térmicos e o “bico” dianteiro, criam um jogo de contrastes com o esquema de cores Iceberg White, enriquecido com várias referências à cor da Desmosedici MotoGP.

A esguia e leve secção traseira em tecno-polímero integra as pegas para o passageiro e define uma vista lateral desportiva, sofisticada e inconfundível. A estrutura de suporte ao assento em titânio é um componente de grande elegância técnica que acentua o seu carácter desportivo e permite um ganho de peso de 2,5 kg em relação ao elemento standard.

A Ducati Multistrada V4 RS é produzida numa série limitada. O número é mostrado numa placa em alumínio negro anodizado, embelezada pela bandeira e italiana e aplicada na mesa de direção.

Motor de superbike

A Multistrada V4 RS é a única da família a adotar o motor Desmosedici Stradale de 1103 cc. Para combinar a suavidade e regularidade típicas da Multistrada com a personalidade e características desportivas da Panigale e Streetfighter, a Ducati atuou no V4 obtendo uma entrega de potência fluida e regular em baixos regimes e, ao mesmo tempo, devido à distribuição desmodrómica, excitante quando nos aproximamos do limitador.

Estes objetivos foram alcançados adotando o filtro de ar da Panigale V4 R, que é mais permeável e desportivo, e um sistema de escape com silenciador Akrapovič desenvolvido especificamente para a Multistrada V4 RS.

Nesta configuração, de homologação Euro 5+, o motor Desmosedici Stradale desenvolve uma potência máxima de 180 cv, com o limitador às 13.500 rpm. Este valor foi escolhido para garantir uma performance desportiva enquanto mantém o equilíbrio que sempre distinguiu a Multistrada V4 desde a sua primeira versão.

Para extrair da melhor forma a performance do Desmosedici Stradale, mais desportivo e caracterizado por maior aceleração, a relação final foi encurtada, mantendo-se as relações de caixa inalteradas.

Finalmente, tal como nas Panigale V4 SP2 e Streetfighter V4 SP2, a Multistrada V4 RS também conta com uma embraiagem a seco STM-EVO SBK em alumínio, com uma configuração específica. Este componente, que suaviza a condução durante as fases de travagem e engrenar de mudanças, também contribui para enriquecer o som, com o seu típico timbre metálico quando se solta a embraiagem.

Para melhorar o conforto térmico do motor, o Desmosedici Stradale foi desenhado para desativar a bancada de cilindros traseira quando a moto está estacionária, em ponto morto e com a temperatura do motor acima dos 70°. Igualmente para oferecer maior conforto, nos dias mais frios as condutas que canalizam ar frio para as pernas do condutor podem ser fechadas.

Os intervalos de manutenção para a verificação da folga das válvulas na Multistrada V4 RS são feitos a cada 30.000 km.

Eletrónica

A Multistrada V4 RS está equipada com o avançado e sofisticado pacote de eletrónica da Multistrada V4 S, que inclui, entre outras características, tecnologia de radar de série, à frente e atrás, que permite as funcionalidades Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD).

O equipamento eletrónico da Multistrada V4 RS, graças à informação obtida a partir da plataforma inercial Bosch, é formado por quatro Power Modes (Full, High, Medium, Low), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Engine Brake Control (EBC) e Ducati Quick Shift (DQS) Up&Down.

Todos estes sistemas foram calibrados para as características e tipo de utilização do modelo e integrados nos quatro Riding Modes, nomeadamente Race, Sport, Touring e Urban.

Na V4 RS, o Power Mode Full (associado por defeito ao Riding Mode Race, caracterizado por uma bandeira de xadrez sobre o seu nome) é introduzido pela primeira vez na família Multistrada; este entrega a potência máxima em todas as mudanças, com uma resposta pronta ao acelerador. Os restantes Power Modes foram calibrados para utilização na Multistrada V4.

O maior carácter desportivo do pacote de eletrónica da V4 RS é sublinhado pelo novo grafismo do painel de instrumentos, que apresenta um painel de controlo no ecrã principal com uma funcionalidade similar à do Infomode Track das Panigale V4 e Streetfighter V4. Este menu ‘drop-down’ mostra os níveis definidos para o DTC, ABS e DWC no Riding Mode selecionado.

O painel de instrumentos TFT com ecrã de 6.5″, caracterizado na Multistrada V4 RS por um grafismo dedicado, permite a visualização do mapa de navegação por intermédio do Ducati Connect, que lhe permite a função de espelho com o seu dispositivo móvel. Precisamente para suportar esta funcionalidade, o compartimento para o smartphone tem ventilação forçada, para arrefecer o telefone durante o uso intensivo das funções de navegação e durante o carregamento.

Página 1 de 2
12Próximo
Tags: destaqueDucatiMultistrada V4 RSsuperbike

RELACIONADOS

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança
Evento

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança

Novidade absoluta no mundo das duas rodas, o Portugal de Lés-a-Lés Classic reuniu em Bragança mais de uma centena...

Por Redação
10 Maio, 2025
Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras
Notícias

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras

A Triumph Tiger Sport 660 Full Extras representa uma proposta de excelência para todos os que procuram uma moto...

Por Redação
9 Maio, 2025
Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto
Notícias

Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto

35 anos de dedicação e de crescimento sustentado no setor do Motociclismo, consolidando fortes relações e resultados no mercado...

Por Redação
9 Maio, 2025
Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática
Notícias

Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática

As motos elétricas mais pequenas estão a tornar-se a opção preferida de uma nova onda de motociclistas que procuram...

Por Redação
9 Maio, 2025
Próximo Post
Revista Motos presente na apresentação da iniciativa “Marcas da Estrada”

Revista Motos presente na apresentação da iniciativa “Marcas da Estrada”



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt