O país de “nuestros hermanos” é significativamente maior que o nosso (quase cinco vezes) e mesmo o diferencial de população é mais ou menos nessa proporção.
Com uma disparidade tão grande e uma história e património tão ricos é natural que Espanha também tenha muito para oferecer a quem gosta de viajar de moto além-fronteira. Mesmo não chegando a cruzar o Mediterrâneo ou a ultrapassar os Pirenéus. Deixamos assim 10 sugestões para passeios de diversos tipos e duração. Algumas contemplam vários dias, outras para ir e regressar na mesma jornada. Até podem ser conciliadas umas com as outras. São propostas para fazer sozinho ou em grupo, com ou sem passageiro. Uma desculpa para pegar na moto e simplesmente deixar-se ir. Começamos a Norte, pela Galiza.
Nº 1: Santiago de Compostela
É um clássico e, ainda por cima, dá para ir e regressar no mesmo dia. De Santiago de Compostela a Valença do Minho são pouco mais de 100 kms e já pode servir de aperitivo para uma escapadinha. O ex-libris é a Catedral, mas a região tem muito mais para oferecer.
Naturalmente que a Galiza tem muito para ver, mas como uma pequena viagem (ou preparação de uma mais longa) vale sempre a pena. Se fizer o seu género e tiver tempo, faça uma incursão mesmo para o Litoral da Galiza. Pela beleza agreste e singular o Cabo de Finisterra é imperdível.