O Salão Motorclássico, dedicado ao mundo dos veículos clássicos, regressa à Cordoaria Nacional, em Lisboa, nos dias 20, 21 e 22 de março.
O evento irá juntar mais de uma centena de expositores de vários países ao longo dos cinco pavilhões, assim como das zonas exteriores, da Cordoaria Nacional, abrangendo desde entidades comerciais – que vendem automóveis, motos, livros, artigos ou peças de colecção –, a entidades institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral.

Como já é tradição, o evento assinalará um conjunto alargado de efemérides que marcaram a história da mobilidade, destacando-se os 80 anos da histórica Vespa, símbolo da reconstrução industrial italiana do pós-guerra; os 75 anos do Toyota Land Cruiser, referência incontornável da robustez e fiabilidade no universo todo-o-terreno; e os 60 anos do revolucionário Lamborghini Miura, modelo que definiu o conceito moderno de supercarro.
A estes juntam-se os 50 anos do Ford Fiesta, exemplo maior da democratização do automóvel compacto na Europa, os 40 anos do referencial BMW M3 E30, nascido da competição e elevado a símbolo da condução desportiva, bem como a celebração dos 40 anos do Citroën AX, protagonista da mobilidade racional e eficiente dos anos 80, num conjunto que reflete diferentes épocas, filosofias e respostas técnicas às necessidades do seu tempo.

A programação do Salão Motorclássico incluirá ainda as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, bem como os já tradicionais passeios e concentrações de clássicos, e outras actividades, das quais se destaca o Cinema Jornal dos Clássicos, em exibição permanente durante os três dias do evento. Entre os lançamentos de livros já confirmados contam-se “Edfor – Do sonho à desilusão”, de José Barros Rodrigues, e “Ferrari 1947-1972, 25 Anos de Glória”, obra póstuma de João Carmo Santos, que será apresentada no Salão Motorclássico precisamente por José Barros Rodrigues.
Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos com um desconto de 17% durante um período limitado.
O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.



