fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Moto híbrida da Yamaha quer combinar diversão com emissões zero

Redação Por Redação
22 Abril, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha apresentou um protótipo de mota híbrida recarregável baseada na MT-09. Com um motor a gasolina de três cilindros, uma unidade de energia elétrica adicional e uma bateria que necessita de ser recarregada, o fabricante está a explorar um compromisso técnico que ainda é raro no mundo das duas rodas.

Num vídeo oficial, a Yamaha acaba de publicar os primeiros esboços de um dos seus trabalhos na fronteira entre as motos elétricas e as motos de combustão interna. A tecnologia híbrida recarregável , que já é utilizada há anos na indústria automóvel, é agora aplicada a uma roadster desportiva, a MT-09. O objetivo é combinar a potência da famosa CP3 com o impulso da moto elétrica e a sua condução silenciosa quando necessário. Mas ainda há muitas dúvidas.

Yamaha MT-09

Apresentada como um estudo de viabilidade, a Yamaha MT-09 PHEV combina o motor de combustão da MT-09 (três cilindros em linha, 890 cm³, 119 CV e 93 Nm) com um motor elétrico secundário. Trata-se de um verdadeiro sistema PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), ou seja, equipado com uma bateria que pode ser recarregada a partir de uma tomada externa. Não se trata, portanto, de um híbrido ligeiro ou de um híbrido auto-carregável.
De acordo com o fabricante, a moto pode funcionar em três modos: 100% gasolina, 100% elétrica ou híbrida combinada.

Leia também: Renovada Yamaha Tricity 300 já chegou

Os modos são controlados eletronicamente de acordo com a velocidade, a carga do motor e o nível da bateria. No entanto, não foram divulgados dados oficiais sobre a capacidade da bateria (presumivelmente localizada sob o assento), a sua autonomia, a potência do motor elétrico, o peso (ou peso extra induzido) ou o tempo de carregamento. Sobre este último ponto, no entanto, há uma pequena pista no vídeo, uma vez que a certa altura, quando a mota está ligada à corrente, vemos que a capacidade da bateria é de 20% e que ainda temos de esperar 4 horas por uma carga.

Como a arquitetura é derivada da MT-09, é provável que a capacidade da bateria permaneça limitada (provavelmente entre 3 e 5 kWh), com o objetivo de limitar o impacto no peso e preservar uma geometria próxima da roadster original. A autonomia elétrica poderia então ser da ordem dos 20 a 30 km em condições urbanas reais, mas isto ainda não foi confirmado.

Yamaha MT-09

Estas são as nossas estimativas. Além disso, as aletas de refrigeração visíveis no topo do depósito de combustível sugerem uma redução do volume de combustível para dar espaço ao sistema eletrónico de gestão térmica, embora a Yamaha não especifique a capacidade residual. Finalmente, apesar do motor elétrico, a MT-09 PHEV mantém a embraiagem e o seletor de velocidades operados com o pé.

O projeto faz parte de um tríptico de protótipos: uma scooter híbrida de três motores já revelada, esta roadster MT-09 PHEV e um terceiro modelo desportivo que está para vir. A Yamaha insiste, no entanto, que não está previsto qualquer lançamento de produção nesta fase, e está a adotar uma abordagem cautelosa, ao contrário da Kawasaki, que já está a comercializar a sua Ninja 7 Hybrid e Z7 Hybrid

Tags: destaqueYamaha MT-09

RELACIONADOS

História – a britânica BSA – Uma segunda vida
Notícias

História – a britânica BSA – Uma segunda vida

A britânica BSA é mais uma das marcas históricas europeias  que desapareceram do mapa mas têm agora a oportunidade...

Por Redação
30 Junho, 2025
CYCLONE tem gama completa para “atacar” mercado ibérico
Notícias

CYCLONE tem gama completa para “atacar” mercado ibérico

De acordo com o Grupo Multimoto, representante oficial da marca em Portugal, a CYCLONE é “um dos projetos mais...

Por Redação
28 Junho, 2025
Ducati lança acessórios originais para a Multistrada V2 e XDiavel V4
Notícias

Ducati lança acessórios originais para a Multistrada V2 e XDiavel V4

O apelo do horizonte e a sede de aventura vivem no coração de cada motociclista. A Ducati, que tem...

Por Redação
27 Junho, 2025
Esta é a nova Aprilia RS 125 Replica
Notícias

Esta é a nova Aprilia RS 125 Replica

A nova gama de pequenas motos desportivas Aprilia 125 é reforçada com a chegada da nova Aprilia RS 125...

Por Redação
26 Junho, 2025
Próximo Post
Leatt lança novo equipamento de aventura

Leatt lança novo equipamento de aventura



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt