fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Moto Guzzi World Days de 2022 celebra o centenário da marca, mas com 101 anos!

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Artigos, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Se a célebre marca de Mandello del Lario, junto ao Lago di Como, foi fundado em 1921, então a efeméride ocorreu em 2021 e não em 2022 ou estarei a fazer mal as contas? Posso não ter sido um aluno brilhante a matemática, mas o básico, tabuada incluída e contas não muito complexas, uma pessoa nunca mais esquece!

 

Mais a sério, efetivamente a marca foi fundada em 1921, mais precisamente a 15 de março de 1921, com o registo da empresa” “Società Anonima Moto Guzzi”, em Corso Aurelio Saffi, Génova, para “a produção e venda de motociclos, e todas as demais atividades pertinentes ou relacionadas com a indústria de metalurgia e engenharia mecânica”. Os sócios da Companhia eram o armador genovês Emanuele Vittorio Parodi, o filho Giorgio e o seu amigo Carlo Guzzi, que tinha sido colega de Giorgio no Corpo Aéreo de Itália.

Aliás, muito em breve nas nossas crónicas semanais de motos que marcaram as décadas de 70, 80 e 90, irei apresentar a marca e logo com um modelo icónico. Já a festa celebrou-se apenas este ano porque a situação pandémica, como em tantas outras coisas, mudou por completo a realidade e levou a imensos adiamentos, sendo que, como certamente se recordam, a Covid 19 foi particularmente letal em Itália!

 

Como foi a festa?

A casamentos, festas e batizados… só vão os convidados! Ou seja, não estivemos lá, mas a avaliar pela informação disponibilizada pela marca no respetivo site a festa foi de arromba e não era para menos! Os dias 8 a 11 de setembro de 2022 vão ficar mesmo na história da marca!

Durante estes 100 (+1) anos esta marca teve momentos marcantes na história de Itália, da competição, passou por processos de falência, trouxe inovações incríveis… ou seja continua a deixar a sua marca e os Guzzistas em Portugal e no mundo têm muito orgulho nela e não é para menos!

Ao que consta, a dificuldade durante os 4 dias foi mesmo escolher: entre desfiles, passeios, test-rides, compras, visitas guiadas, sessões fotográficas e tudo o mais relacionado com a marca terá sido algo de muito especial.

Um dos momentos altos, virado para o futuro, terá sido certamente a apresentação do modelo que aponta o porvir da centenária marca. Refiro-me obviamente à Moto Guzzi V100 Mandello. Esta moto tem a grande responsabilidade de guiar a marca na direção certa e tudo aponta para que atributos não lhe faltem!

Como a própria marca refere: “É a primeira moto do mundo a incorporar aerodinâmica ativa e também a primeira Moto Guzzi equipada com suspensões semi-ativas, plataforma de inércia, cornering ABS e Quick Shift. Uma moto única que honra um século de tradição a olhar para o futuro.”

Mas há mais, muito mais! Basta pensar que a V100 Mandello é a primeira Moto Guzzi a ter o novo bloco de motor, um bicilíndrico em V a 90°, mas refrigerado a líquido (sim, leram bem). Tem 1042 cc, dupla árvore de cames e quatro válvulas por cilindro. O resultado parece ser eloquente: 115 cavalos e 105 Nm de binário!

Na redação não fomos à festa, mas uma coisa podem ter a certeza, pretendemos que a marca continue a singrar como até aqui. Também estamos desejosos de conduzir a novíssima V100 Mandello! Pode ser mesmo nas margens do Lago di Como que tem curvas e paisagens de cortar a respiração!

Prometemos que, assim que acontecer, lhe iremos contar tudo!

 

Texto: Pedro Pereira

Fotos: Moto Guzzi

 

Tags: CentenarioMandello del LarioMoto Guzzi

RELACIONADOS

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança
Evento

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança

Novidade absoluta no mundo das duas rodas, o Portugal de Lés-a-Lés Classic reuniu em Bragança mais de uma centena...

Por Redação
10 Maio, 2025
Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras
Notícias

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras

A Triumph Tiger Sport 660 Full Extras representa uma proposta de excelência para todos os que procuram uma moto...

Por Redação
9 Maio, 2025
Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto
Notícias

Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto

35 anos de dedicação e de crescimento sustentado no setor do Motociclismo, consolidando fortes relações e resultados no mercado...

Por Redação
9 Maio, 2025
Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática
Notícias

Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática

As motos elétricas mais pequenas estão a tornar-se a opção preferida de uma nova onda de motociclistas que procuram...

Por Redação
9 Maio, 2025
Próximo Post
Brixton Crossfire 500XC – em vídeo

Brixton Crossfire 500XC - em vídeo



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt