O Enduro regressa a um dos palcos clássicos da modalidade este fim de semana de 15 e 16 de março, com a bela vila de Monsaraz e as suas muralhas, testemunhas de tantos séculos de história, a acolherem uma vez mais o Campeonato Nacional de Enduro CFL (que regressou no ano passado a Monsaraz após uma ausência longa de 26 anos) e o Campeonato Nacional de Mini Enduro Jetmar.
Tal como sucede habitualmente nas jornadas do CNE que recebem também os ‘Minis’, o sábado está reservado ao Campeonato Nacional de Mini Enduro Jetmar, que tem aqui a sua primeira ronda da temporada e onde se integram também os troféus de Clássicas.
Em ação estarão as três classes de Mini Enduro, que se mantêm inalteradas para 2025: Infantis (pilotos dos 8 aos 12 anos com motos 2T até 65 cc e 4T até 110 cc), Juvenis (pilotos dos 11 aos 14 anos com motos 2T até 85 cc e 4T até 150 cc) e Juniores (pilotos dos 13 aos 16 anos com motos 2T até 150 cc), e ainda as Clássicas, para motos construídas até 1996 e divididas por cinco classes.
Pela frente, a partir das 11h00, tanto os mais novos como as velhas glórias terão um percurso de 20 km (cerca de uma hora) a cumprir por quatro vezes para Infantis e Clássicas e cinco vezes para Juvenis e Juniores. As duas especiais por volta, Cross Test e Enduro Test, serão as mesmas a utilizar na corrida de domingo, porém encurtadas e percorridas em sentido contrário.
Cross Test – Na Praia Fluvial de Monsaraz, a 2 km da ZA, em terreno natural com pequenos relevos (5 km).
Enduro Test – Na Rotunda dos Cantadores em Monsaraz a cerca de 100 metros do parque Fechado, em terreno misto com relevos acentuados (4 km).
No domingo, os pilotos do Campeonato Nacional de Enduro CFL terão pela frente a sua terceira jornada do ano, após as provas já disputadas em Góis e Stª. Marta de Penaguião.
O Enduro de Monsaraz, cujo centro nevrálgico se encontra situado no castelo, com uma magnífica vista para o Alqueva, contará com um percurso de 40 km (cerca de duas horas) com o cenário da barragem em pano de fundo, a cumprir três vezes e meia pelos pilotos das classes Elite e Open, três vezes pelos Verdes, Veteranos e Senhoras, e duas vezes pelas restantes classes. A partida do primeiro piloto está marcada para as 9h00 nas famosas Portas de Monsaraz.
Esta distância inclui já as três especiais a cumprir em cada volta (CT, ET e XT), sendo de destacar a Extreme que aproveitará novamente as ameias do castelo, mas numa versão mais longa do que a vista no ano passado. A ET voltará também ao mesmo local de 2024, na encosta Este de Monsaraz (Rotunda dos Cantadores), sendo diferente da então efetuada. Quanto à CT, desenhada na Praia Fluvial de Monsaraz, trata-se de uma especial completamente nova, com cerca de 7 km.
Com organização a cargo da associação Monsaraz Extreme, está tudo a postos para um grande fim de semana de Enduro!
