Para alguns de nós o nome Milla Jovovich, além de muito difícil de pronunciar, pode não nos associar imediatamente à pessoa, mas, por exemplo, se fizermos a “ligação” à saga de filmes “Resident Evil” é fácil de fazer o clique!
A modelo e depois atriz, ucraniana, Milica Jovovich, nasceu a 17 de dezembro de 1975 (é da mesma idade de Angelina Jolie que também já apresentámos), na capital, a atualmente “flagelada” Kiev. A sua infância foi dividida entre a Ucrânia, onde vivia a mãe, que era atriz de teatro, e Londres, onde o pai, um pediatra sérvio, estudava Medicina.
Algum tempo depois a família Jovovich mudou-se para a Califórnia e a adaptação para uma criança de cinco anos não foi das mais fáceis, mas Milla estava decidida a conseguir singrar. Logo aos 9 anos começou a representar e dada a sua beleza e talento inato, herdado da mãe, surgiram também os primeiros trabalhos de modelo.
Daí até ao estrelato nem tudo foi fácil, mas Milla não se deixou abater. Era uma jovem determinada e sabia bem o que queria, sendo que foram os trabalhos de modelo e manequim, nomeadamente para a Kalvin Klein, que lhe abriram as portas para o sucesso no cinema. O seu primeiro papel de relevo foi no filme de 1988 Two Moon Junction. O reconhecimento veio pouco tempo depois no filme de 1991 Return to the Blue Lagoon, quando tinha apenas 16 anos.
Já a afirmação plena chegou em 1997 com o filme The Fifth Element, onde contracena nomeadamente com Bruce Willis. A realização ficou a cargo de Luc Besson, com quem chegou a casar, mas o enlace durou apenas dois anos.
Já a ligação mais forte ao mundo das motos veio mais tarde, reforçada com o casamento com Paul W. S. Anderson, mas já lá vamos. Este vídeo da saga Resident Evil, mais concretamente do trailer oficial do seu último filme dá para ter uma ideia do seu talento:
Veja também Tina Turner: cantora, atriz, sexy symbol e motociclista
Resident Evil, 2002
Os fãs de jogos de computador certamente que conhecem o jogo, de origem japonesa (produzido pela Capcom), que antecedeu a bem-sucedida saga de filmes e deu uma notoriedade planetária a Milla. Ela é Alice e trabalha para a empresa global Umbrella Corporation. Esta, entre outras coisas, produz armas químicas, nomeadamente o T-Virus, o tal que “ressuscita” os mortos e os transforma em zoombies, se preferirem “mortos-vivos” ou seres ainda piores.
Paul W. S. Anderson mostra aqui todo o seu génio e capacidade de adaptação de videojogos para o cinema e o resultado é, simplesmente, brilhante!
Um filme apocalíptico, quase de terror, em que a “amnésica” Alice não se recorda que trabalhou para a Umbrella Corporation e que fizeram experiências consigo, mas procura vingança, a qualquer custo! No primeiro filme as motos ainda não desempenham o seu papel. Essa honra fica para mais tarde, mas o filme é genial, tal como o desempenho de Milla.
Além disso, Milla fica sempre bem com qualquer moto, não concordam?