fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Miguel Tiago: político, geólogo, escritor, professor de artes marciais e motociclista

O “Pai da lei das 125 cc”

Redação Por Redação
18 Setembro, 2024
em Crónicas, Motomais
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

E as motos?

Ao contrário de muitos de nós que começaram a andar de ainda antes sequer de ter licença ou idade para o efeito (eu sou um desses pecadores), Miguel Tiago acabou por o fazer tardiamente e levado pela necessidade, a tal que, como refere o ditado popular, aguça o engenho!

Em 2004, quando acabou o Curso de Geologia na Faculdade de Ciências de Lisboa e foi eleito deputado do PCP por Setúbal, Miguel percebeu que tinha de vir de Setúbal para Lisboa diariamente e não seria nada fácil, apesar de já haver comboio na ponte 25 de abril.

Arriscou tirar a carta, comprar uma moto e não houve volta atrás e ainda bem! Ao que consta, começou com uma Honda Transalp para “ganhar o jeito” e o resultado foi que o carro se tornou dispensável e o “deputado motard” ficou sempre conhecido por estar ligado também às causas dos motociclistas.

Fonte: Nuno Santos, Jornal Público

Veio a tornar-se fã das maxi-trails. Ao que consta já teve pelo menos três Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré. Este modelo, descontinuado há vários anos por causa do seu nível de emissões, é um perfeito exemplo de uma moto capaz de dar a volta ao mundo com razoáveis níveis de conforto, muita capacidade de carga, motor infindável, um veio de transmissão para maior comodidade e só o seu peso em ordem de marcha superior a 260 kg pode intimidar.

Portugal de Lés-a-Lés e muito mais

Mesmo quando deixou de ser deputado, em 2018, Miguel nunca mais abandonou as motos. Regressou em definitivo à Margem Sul do Tejo, dedicou-se à sua paixão pela geologia e pelas artes marciais, nunca deixando as motos, nomeadamente a marca Yamaha, pela tal tem grande simpatia e frequenta mostra nas suas redes sociais.

Enquanto motociclista apaixonado, aproveita para fazer viagens maiores, caso de uma de cerca de 6000 km’s à Europa Central. Uma daquelas viagens, feita em duas semanas rumo à Eslovénia que nos permite conhecer um pouco mais do mundo e ver que somos pequenos no nosso cantinho e há todo um mundo lá fora à nossa espera.

Fonte: Instagram Miguel Tiago

Porém, isso não invalida que há muito por conhecer cá dentro e o Miguel seguiu o exemplo de outras caras conhecidas que já aqui apresentámos, casos de Vítor Norte, Helena Costa ou Paulo Pires e foi fazer o Lés-a-Lés Portugal.

Esta maratona motociclística já teve 26 edições e todas elas são diferentes umas das outras e são sempre uma oportunidade única para conhecer melhor o nosso magnífico país. Interessante que na edição de 2017, quando ainda era deputado, Miguel Tiago fez equipa com o seu colega de bancada e também motociclista João Oliveira. É caso para dizer, juntos no Parlamento e fora dele!

Fonte: Facebook Lés-a-Lés Portugal

Ainda que mais afastado da vida política ativa, certamente que Miguel Tiago vai continuar a ser um motociclista presente, sempre pronto a defender as causas de quem anda de moto ou dela faz o seu modo de vida e sustento.

Para a semana temos nova crónica e mais alguém que também teve uma estreita ligação ao mundo da política e às motos. Quem será?

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: 125 ccdestaqueMototurismopolítica

RELACIONADOS

Novas versões exclusivas Triumph Street Triple
Motomais

Novas versões exclusivas Triumph Street Triple

A Triumph acaba de apresentar duas versões a adicionar à sua gama Street Triple: a Street Triple 765 RX...

Por Fernando Neto
18 Novembro, 2025
MV Agusta inova com motor de 5 cilindros
Motomais

MV Agusta inova com motor de 5 cilindros

Foi na EICMA que a MV Agusta realizou a apresentação inesperada do protótipo do seu novo motor de 5...

Por Fernando Neto
18 Novembro, 2025
Kove reduz (muito) o preço em três modelos
Motomais

Kove reduz (muito) o preço em três modelos

A KOVE Portugal anunciou uma redução de preço em três modelos: 800X PRO, 450 Rally e NK 125R. Esta...

Por Fernando Neto
17 Novembro, 2025
Reportagem Macbor Montana Experience 2025
Evento

Reportagem Macbor Montana Experience 2025

Tanto por tão pouco O paradigma do “mais por menos” começa a ganhar cada vez mais força no mercado...

Por Redação
17 Novembro, 2025
Próximo Post
Campeonato Nacional de Velocidade cumpre segunda ronda no Algarve

Campeonato Nacional de Velocidade cumpre segunda ronda no Algarve



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt