A corrida australiana foi muito atípica com condições muito difíceis para todos os pilotos. Foram várias as sessões à chuva e com muito vento que complicaram a tarefa de todos os pilotos e a qualificação teve de passar para domingo.
Após a violenta queda de Miguel Oliveira na sessão de treinos livres número 4, o piloto português acabou por não pode participar na prova.
Oliveira foi arrastado para fora da pista no final da reta da meta por uma rajada de vento. Miguel caiu a cerca de 300 km/h. Não ficou com fraturas, mas acabou ser impeditivo para continuar em prova. Devido aos hematomas e aos ferimentos nas mãos, foi aconselhado a não correr.
Maverick Viñales tinha vindo a dominar as sessões de treinos, arrancou mal e ainda assim viu Quartararo e Danilo Petruci caírem. Viñales foi recuperando posições até ficar em primeiro, sempre com Marc Marquez muito perto e na entrada da última volta o espanhol acabou por passar para primeiro lugar.
Viñales ainda tentou passar para primeiro, mas acabou por sofrer uma queda, ficando Marquez com caminho aberto para vencer novamente, na frente de Cal Crutchlow e também de Jack Miller
Nas outras corridas do fim de semana, Lorenzo dalla Porta é o novo campeão de Moto 3.